BC autoriza compras com cartão Mastercard no WhatsApp; veja como vai funcionar

Consumidor poderá comprar produtos diretamente no WhatsApp usando cartão Mastercard, mas recurso ainda não está liberado

Equipe InfoMoney

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O Banco Central (BC) autorizou nesta segunda-feira (05) uma mudança de regulamento dos arranjos de pagamento da Mastercard.

A partir dessa liberação a empresa dá um passo para o início da implementação do programa de pagamentos para empresas no WhatsApp Pay (Facebook Pay), ou seja, o recurso que vai permitir que consumidores façam compra de empresas direto no app de mensagens utilizando um cartão Mastercard.

A Visa recebeu a mesma autorização em meados de novembro.

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Lançado em março de do ano passado, o recurso de transferências de valores entre pessoas já funciona. Essa autorização que a Mastercard conseguiu é em relação a versão entre pessoas e empresas.

Com o mecanismo funcionando, será possível realizar transações de compra em território nacional com cartão de crédito, de débito e pré-pago.

Na divulgação da autorização, o BC ressaltou que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa entre pessoas físicas e jurídicas do Facebook Pay.

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“Os arranjos de compra continuam sobrestados até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, diz o BC.

Em nota, a Mastercard diz que recebeu a notícia da autorização com “satisfação” e afirma que vai “continuar trabalhando em conjunto com o regulador para disponibilizar essa nova ferramenta em nosso ecossistema de pagamentos”.

“A Mastercard mantém seu compromisso de tornar os pagamentos eletrônicos cada vez mais fluidos e seguros e acredita que o serviço de pagamentos por WhatsApp vai ao encontro destes objetivos”.

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Hoje ao trocar mensagem com uma empresa no WhatsApp o consumidor pode escolher o produto, adicionar no carrinho e enviar para a empresa, que finaliza o processo em sua plataforma. A ideia é que com o recurso entre pessoas e empresas, o próprio estabelecimento feche a compra direto no WhatsApp.

Veja um exemplo: