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SÃO PAULO – Quando você bate o carro, e se os danos forem muito grandes, a primeira atitude que pensa em tomar é procurar no manual do seguro contratado quais são as oficinas credenciadas para fazer a reparação.
Poucos sabem, mas é possível também pagar um mecânico de sua confiança para fazer o serviço e pedir o reembolso.
Conforto
“Na verdade, a natureza do seguro é o ressarcimento. Mas como esse é um produto diversificado, em geral é a própria empresa que faz a reparação”, afirmou o diretor de Automóvel da Federação Nacional das Empresas de Seguro Privado e de Capitalização (Fenaseg), Ricardo Teixeira.
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De acordo com o diretor, é muito mais confortável para o cliente levar o automóvel nas lojas credenciadas. “De um modo geral funciona assim. As pessoas não querem aborrecimento, desse jeito é muito mais dinâmico”, adicionou. Os procedimentos de reembolso, adicionou, variam conforme o tipo de acordo feito com a companhia. Por isso, é preciso verificar com seguradora os passos a serem adotados.
Danos a terceiros
O mesmo ocorre, detalhou Teixeira, em danos causados a terceiros. “Quando isso acontece, você transfere sua responsabilidade civil para a seguradora”, explicou. Esta, por sua vez, avalia os danos causados e indica qual o lugar mais apropriado para que a reparação seja feita.
“As pessoas querem facilitar a vida”, contou. De acordo com ele, em situações como essa, a culpa do segurado no acidente deve ser comprovada.
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“Em todos os casos teriam que ser realizados processos judiciais para comprovar a culpa, mas isso não é feito. Quando as circunstâncias não estão duvidosas, a seguradora se responsabiliza pelo ocorrido sem discussões”, finalizou.