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SÃO PAULO – Um estudo conduzido pela Shopper Experience, em parceria com a revista Consumidor Moderno, revelou quais são as empresas que mais representam o consumo consciente no Brasil em 16 setores.
A pesquisa, que ouviu 1.520 pessoas, de 21 a 65 anos, das classes A, B e C aponta a Natura como a campeã do setor de higiene pessoal e perfumaria, com 60,83% das indicações dos entrevistados. Abaixo, as empresas mais conscientes do Brasil, por setor.
Alimentos: Nestlé (26,36%).
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Refrigerantes: Coca-cola (21,28%).
Limpeza para casa: Ypê (23,74%).
Higiene Pessoal e Perfumaria: Natura (60,83%).
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Eletrodomésticos: Electrolux (22,29%).
Eletrônicos: Samsung (19,43%).
Carros Nacionais: Fiat (10,36%).
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Varejo Eletro: Walmart (14,99%).
Varejo Moda: Hering (29,19%).
Supermercados: Walmart (15,63%).
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Farmácia: Ultrafarma (15,02%).
Fast Food: McDonald’s (10,67%).
Varejo Materiais de Construção: Leroy Merlin (27,77%).
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Loja Virtual: Mercado Livre (8,88%).
Companhias Aéreas: TAM (18,24%).
Números Gerais
Ainda de acordo com o estudo, 63,55% dos consumidores acreditam que o próprio consumidor é responsável por atitudes conscientes em relação ao consumo. Entre as práticas individuais, iniciativas do cidadão, as mais associadas com o consumo consciente são: o desperdício de água (64,08%), reciclagem e separação do lixo (60,79%), economia de energia elétrica (59,14%) e a compra de produtos provenientes de empresas socialmente responsáveis (52,11%).
Já, no âmbito econômico, destacam-se não fazer compras por impulso (57,57%), uso consciente do crédito (48,95%) e o não acúmulo de dívidas (49,28%). No que diz respeito aos âmbitos social e ambiental, as práticas individuais mais associadas, são, respectivamente, evitar compras de produtos de empresas envolvidas em casos de exploração infantil e trabalho em locais inadequados (55,33%) e utilização de materiais recicláveis (59,80%).
Sobre a questão relativa a práticas ambientais de consumo consciente associadas às empresas, o ranking é encabeçado pela utilização de materiais recicláveis (59,80%), enquanto que no âmbito econômico é valorizado a realização de programas de educação financeira voltado ao consumidor (48,49%) e, no âmbito social, por sua vez, ganham as que mantêm patrocínio e apoio a projetos e causas sociais (51,12%).
“A pesquisa mostra claramente que o consumidor brasileiro está repensando valores e atitudes; reposicionando o modo de viver e avaliando o impacto dos hábitos de consumo na saúde econômica e socioambiental do planeta”, avalia a presidente da Shopper Experience, Stella Kochen Susskind.