Publicidade
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou, nesta sexta-feira (26), restringir a entrada no Brasil de estrangeiros provenientes de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue devido à identificação de nova variante de coronavírus, nomeada de B.1.1.529, nas populações destes países.
A nova variante mostra ser mais transmissível e vem sendo associada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) ao aumento contínuo de contaminações pelo coronavírus neste grupo de países africanos, cuja cobertura vacinal encontra-se baixa.
Como não existem, no momento, malha aérea com voos procedentes destes países em direção ao Brasil, a agência reguladora recomendou a restrição de entrada de viajantes que estiveram nestes países afetados pela nova variante nos últimos 14 dias por qualquer outro meio de transporte.
Continua depois da publicidade
No caso de brasileiros com passagem por estes países, a Anvisa também recomendou que façam quarentena de 14 dias logo após o desembarque.
De acordo com a legislação vigente, compete à Anvisa emitir manifestação técnica que auxilie as decisões interministeriais sobre eventuais restrições para ingresso de estrangeiros em território nacional.
Esse tipo de recomendação só tem validade após publicação de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil e pelos Ministérios de Saúde, Infraestrutura e Justiça e Segurança Pública.
Continua depois da publicidade
Países como Itália, Alemanha e Reino Unido já barraram o trânsito de viajantes provenientes dessas regiões. Autoridades da Comissão Europeia também indicam que pretendem adotar as restrições em todo o bloco.
Quer sair da poupança, mas não sabe por onde começar? Esta aula gratuita com a sócia da XP mostra como fazer seu dinheiro render mais, sem precisar assumir mais riscos.