Publicidade
KIEV (Reuters) – Dezenas de milhares de pessoas foram mortas no cerco da Rússia à cidade no sudeste ucraniano de Mariupol, disse nesta segunda-feira o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao pedir à Coreia do Sul qualquer ajuda militar que Seul possa fornecer.
“Mariupol foi destruída, há dezenas de milhares de mortos, mas mesmo assim os russos não estão parando sua ofensiva”, disse Zelensky em um discurso em vídeo para parlamentares sul-coreanos
A Reuters confirmou a destruição generalizada em Mariupol, mas não pôde verificar a exatidão da estimativa de Zelensky sobre mortos na cidade, que fica entre as áreas orientais da Ucrânia mantidas por separatistas apoiados pela Rússia e a Crimeia, que foi anexada à Rússia.
Continua depois da publicidade
Zelensky não especificou quais armamentos ele estava pedindo, mas disse que a Coreia do Sul tinha muitas armas que poderiam não só ajudar a salvar as vidas dos ucranianos comuns, mas também ajudar a evitar que a Rússia atacasse outras nações.
“A Ucrânia precisa de várias tecnologias militares desde aviões até tanques”, disse ele através de um intérprete. “A Coreia do Sul pode nos ajudar”.
O ministro da Defesa sul-coreano, Suh Wook, e o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, tiveram uma conversa telefônica na sexta-feira a pedido de Reznikov. O ministro ucraniano agradeceu a Suh por enviar ajuda humanitária e suprimentos e pediu à Coreia do Sul que enviasse armas antiaéreas, disse o Ministério da Defesa de Seul nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.