Vivara (VIVA3) tem alta de 23,5% no lucro no segundo trimestre, a R$ 110 milhões

Companhia divulgou seus resultados trimestrais nesta noite de segunda-feira (7)

Felipe Moreira

(divulgação)
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A Vivara (VIVA3), a maior rede de joalherias da América Latina, registrou aumento de 23,5% no lucro líquido no segundo trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, saindo de R$ 89,1 milhões para R$ 110 milhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 132,4 milhões, crescimento anual de 32,3%. Isso levou a uma elevação da margem Ebitda ajustada de 2,3 p.p. (pontos percentuais), para 23,6%.

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A receita líquida somou R$ 559,9 milhões no segundo trimestre deste ano, crescimento de 19,3% na comparação com igual etapa de 2022.

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“O desempenho é explicado (i) pelo aumento de 22,0% de área de vendas nos últimos 12 meses e (ii) pelo crescimento de 10,6% nas vendas mesmas lojas (SSS), incluindo as vendas digitais,” diz a Vivara.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 390,1 milhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 23% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 69,7% no 2T23, alta de 2,1 p.p. frente a margem do 2T22.

As vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 10,6% no segundo trimestre ante alta de 20,2% do mesmo período do ano passado.

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As despesas gerais e administrativas somaram R$ 233,4 milhões no 2T23, o equivalente a 41,7% da receita, 0,9 p.p. melhor que no mesmo trimestre do ano anterior.

Em 30 de junho de 2023, o caixa líquido da companhia era de R$ 4 milhões, uma dminuição de 97,5% na comparação com a mesma etapa de 2022.

O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,0 vez em junho/23, queda de 0,4 p.p. em relação ao mesmo período de 2022.

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A Vivara investiu R$ 47,3 milhões no período, 50,9% maior que os investimentos do 2T22. Os principais investimentos do período foram (i) a inauguração de 14 novas lojas Vivara e Life; (ii) o aumento de reformas para melhoria e modernização do parque de lojas, adequando operações aos novos layouts de lojas; (iii) investimento de implantação da nova fábrica e; (iv) pelos investimentos em sistemas de TI, principalmente referentes à segunda fase do projeto de implementação do sistema SAP.

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