Visando expansão da divisão de papel, Basf oferece 6,1 bi de francos suíços por Ciba

Operação já era prevista após resultados negativos do segundo trimestre e aumento do custo da matéria-prima no setor

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – A Basf, maior companhia química do mundo, anunciou a aquisição da Ciba Holdings por 6,1 bilhões de francos suíços. De acordo com a empresa, serão pagos, em dinheiro, 50 francos por ação da Ciba, 32% acima da cotação de fechamento da última sexta-feira.

Com a operação, a Basf visa se fortalecer no segmento de aditivo de papel, que tem sofrido devido à redução da demanda e aumento do custo da matéria-prima. Segundo o CEO da companhia, Juergen Hambrecht, uma vasta reestruturação é planejada com a integração da Ciba.

A oferta da Basf animou os investidores e, mesmo em meio ao mau humor dos mercados externos, os papéis da Ciba sobem 29% em Zurique. Já as ações da compradora registram queda acentuada, de 5%, em Frankfurt.

Continua depois da publicidade

Fusão antecipada

As operações da Ciba foram prejudicadas pela alta dos derivados de petróleo, que aumentaram seus custos. A empresa transforma esses derivados em pigmentos e aditivos plásticos, sendo a maior produtora de coloração para plásticos do mundo.

Rumores sobre processos de fusão e aquisição envolvendo a Ciba já existiam desde a divulgação do balanço da empresa referente ao segundo trimestre deste ano, quando a companhia informou que buscava esse tipo de operação para fortalecer suas unidades.

À época, a empresa de químicos registrou fortes quedas em seus papéis após reportar baixas contábeis de 595 milhões de francos suíços nas operações de tratamento de papel e água, suas principais divisões. Com isso, o prejuízo do período foi de 606 milhões de francos.

Continua depois da publicidade

Cabe lembrar que a transação acontece pouco após a compra da Rohm & Haas pela Dow Chemicals, em julho, por US$ 18,8 bilhões. As operações mostram não somente o movimento de consolidação do setor como também a necessidade de diversificação das operações das empresas químicas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.