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As vendas no varejo brasileiro registraram aumento de 0,5% em novembro na comparação anual, descontada a inflação, afirmou nesta segunda-feira (11) a empresa de meios de pagamento Cielo (CIEL3), em levantamento mensal. O crescimento interrompeu sequência de sete meses seguidos de quedas.
Conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em termos nominais, as vendas atingiram um avanço de 4,2%.
De acordo com Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, houve o fortalecimento do aumento de vendas ao longo do mês, período apelidado de “Black November”.
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“As promoções começam no início do mês e seguem até a semana da ‘Cyber Week’. Especialmente na sexta-feira, a ‘Black Friday’ propriamente, o faturamento tem crescido ano após ano” afirma.
Segundo a companhia, que apura o índice ICVA, os macrossetores de Serviços e de Bens Duráveis e Semiduráveis cresceram 1,2% e 1,1%, respectivamente. Os segmentos que mais se destacaram foram os de Turismo e Transporte e Óticas e Joalheiras.
Já o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento. Nesse caso, o segmento de Livrarias e Papelarias teve o resultado mais negativo, afirmou a Cielo em comunicado ao mercado.
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“Efeitos de calendário contribuíram para o crescimento. Novembro de 2023 contou com uma terça-feira a menos e uma quinta-feira a mais que o mesmo mês de 2022. Tradicionalmente, a quinta-feira é um dia mais forte para o comércio”, diz relatório.
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