Publicidade
A Vale (VALE3) divulgou nesta sexta-feira (6) a sua agenda de resultados referente ao terceiro trimestre de 2023.
A companhia revelará o seu dado de produção e vendas do período no próximo dia 17 de outubro, uma terça-feira, após o fechamento do mercado.
Já os resultados financeiros do terceiro trimestre serão revelados no dia 26 de outubro, uma quinta, também após encerradas as negociações na B3. A teleconferência com o mercado será no dia seguinte, 27, às 11h (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Para o período, analistas de mercado veem as mineradoras como a Vale tendo um melhor resultado dentro o segmento de mineração e siderurgia, beneficiando-se dos preços mais elevados do minério de ferro e da melhor sazonalidade.
O Itaú BBA espera que o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) da Vale suba 10% em relação ao trimestre anterior, para US$ 4,58 bilhões, devido aos resultados mais fortes na divisão Ferrosos, uma vez que maiores volumes e preços realizados mais do que compensaram custos ligeiramente mais elevados. Para a divisão de Metais Básicos, por sua vez, o banco estima uma baixa de 34% do Ebitda na base trimestral.
A XP projeta uma melhora trimestre de 13% do Ebitda como um todo da Vale.
Continua depois da publicidade
Os analistas do Citi, por sua vez, veem que as melhorias no volumes e preços do minério de ferro serão parcialmente compensados pelo custos ainda elevados pela valorização do real, levando a um Ebitda de US$ 4,7 bilhões.