Uso de térmicas não encarecerá preço da energia, afirma ministro

De acordo com o ministro Márcio Zimmermann, de Minas e Energia, ação está prevista no sistema brasileiro

Juliano Moreira Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – O acionamento de energias termelétricas como forma de evitar o risco de desabastecimento no período de seca não irá encarecer a energia do País. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que ainda reiterou que a ação está prevista no sistema brasileiro.

“É um procedimento normal. Quando a térmica entra no leilão, ela já vende uma parte da energia assegurada, só que ela só é despachada quando há necessidade, mas no planejamento nós contamos com ela”, disse.

Preço
De acordo com o ministro, o governo está direcionando os seus esforços nas usinas a gás, de custo menor. As térmicas estão sendo ativadas desde o fim do período chuvoso em algumas regiões brasileiras.

Continua depois da publicidade

Conforme informações da Agência Brasil, Zimmermann  garante que esse despacho é monitorado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), e já estava previsto.

“As térmicas não são feitas para decorar estradas, quando necessário, elas geram. Temos um sistema hidrotérmico, e isso quer dizer tudo”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.