Ultrapar (UGPA3) prevê entrada alta de combustível importado no Brasil nesse final de ano

Segundo a empresa, o preço do combustível no país está mais caro do que o internacional e haverá ajuste em breve

Augusto Diniz

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A Ultrapar (UGPA3), dona dos postos Ipiranga, durante teleconferência de resultados do 3T23, nesta quinta-feira (9), apontou que o mercado de combustíveis está se ajustando após uma forte entrada de produtos importados – principalmente o diesel russo – no primeiro semestre.

No entanto, ainda há muitas preocupações no setor. Depois de um 3T23 positivo, a empresa já indica um 4T23 com mais desafios.

“O preço (do combustível) no Brasil está mais caro do que o preço internacional e então tem uma tendência de entrar muito produto no país”, comentou Marcos Lutz, CEO da companhia.

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“A gente acha que deve ter perda de inventário em breve porque deve se reduzir o preço no Brasil, porque não faz sentido ter um preço tão mais alto que o internacional. Essa volatilidade vai acontecer”, complementou o executivo.

Ele crê que a perda no inventário com a possível queda do preço do combustível se dará para todos os grandes players do setor.

Ultrapar: Possível retorno à normalidade

No primeiro semestre do ano, o setor de distribuição foi marcado por excesso de produtos no mercado devido às importações, afetando negativamente as margens da Ipiranga. No 3T23 a empresa citou em retorno à normalidade no nível de estoque de indústria.

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“A gente está tendo no 4T23 uma situação mais balanceada do ponto de vista de oferta e demanda que deixa o mercado mais equilibrado. No 3T23 foi de fato um cenário favorável, mas vamos lembrar que a gente veio de um primeiro semestre bem ruim, com perdas de inventários bem importantes, com muita oferta de produto, principalmente diesel, e esse cenário se inverte no 3T23”, explicou Leonardo Liden, presidente da Ipiranga.

A empresa vê um 4T23 como um período de transição. “A gente começa a ver uma paridade abrindo, um apetite maior por importação. A gente vai ter um trimestre de transição. A gente está olhando no quarto trimestre uma possibilidade de margem acima do que a gente viu ao longo dos últimos 12 meses”, afirmou Linden.

Margem baixa no Brasil

Mas aumento de margem não significa que esteja atingindo o nível ótimo, acrescentou Lutz, apontando que o Brasil hoje tem margens muito baixas em relação ao resto do mundo.

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“E a razão para isso não é a ineficiência das distribuidoras, pelo contrário, elas são bastante eficientes. O principal ponto é que existe sim um pedaço desse modelo que não opera nas regras estabelecidas pelo governo – dos impostos, da regulação, das misturas”, justificou.

“Essa é uma luta constante daqueles que cumprem a lei, cumprem a responsabilidade, e que de alguma forma ficam tentando que a lei fique mais fácil de serem cumprida”, complementou.

O CEO disse ainda que é preciso remunerar justo e corretamente o investimento pelas companhias. “Não faz sentido o CDI em 12% e a companhia com risco com retorno de 6%, 7%”, afirmou. A empresa trabalha para o negócio de distribuição ter retorno de cerca de 20%.

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As ações da Ultrapar caiam 0,97%, cotadas a R$ 23,37, por volta das 17h30. No terceiro trimestre, a Ultrapar (UGPA3) viu seu lucro subir mais de 10 vezes, para R$ 891 milhões.

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