TV por assinatura também terá transmissão de alta definição

Os clientes que quiserem o sinal em HDTV terão de comprar novos conversores, que ainda não têm preço definido

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As operadoras de TV por assinatura também precisarão mudar suas transmissões e conversores, em razão da chegada da TV Digital de alta definição (HDTV) ao Brasil.

A NET, que já usa transmissão digital, anunciou que iniciará em dezembro as transmissões de alta definição distribuindo, pela sua rede de cabos, os sinais em HDTV tanto para canais abertos quanto para os pagos. Para isso, os consumidores interessados na nova qualidade, terão de utilizar o novo decodificador HD da empresa, cujo preço ainda não foi anunciado.

A operadora garantiu que os clientes não precisarão adquirir o conversor da TV aberta, que será vendido nas lojas varejistas, nem antena UHF, para receber os sinais da TV digital. A NET informou ainda que não aconselha a troca do conversor digital pelo digital de alta definição para os clientes que não possuem televisores com capacidade para HDTV, afirmando que eles teriam gastos e não teriam ganho nenhum de imagem.

Continua depois da publicidade

TV de tubo

A empresa explicou que, apesar de os consumidores que têm TV de tubo não conseguirem ter acesso à alta definição, eles poderão se beneficiar de outras vantagens da TV digital, como o som Dolby Surround 5.1 e o guia eletrônico com mosaicos, canais interativos e textos explicativos sobre o programa.

A operadora garantiu, em nota enviada à imprensa, que, em breve, disponibilizará interatividade avançada aos consumidores que adquirirem o conversor HD. O aparelho possui cabo modem interno, que possibilita aplicações interativas com canal de retorno pelo próprio cabo.

SKY e TVA

A Sky informou que também fará modificações em seus conversores, mas apenas em 2008. De acordo com a assessoria de imprensa da operadora, as transmissões, que atualmente são em formato SDTV, ou seja, digital standard, só passarão a ser digital HD também no próximo ano.

Continua depois da publicidade

Já a TVA anunciou o lançamento da segunda geração do seu set top box high definition com novidades. O decoder permitirá acesso ao sinal de alta definição – tanto da TV Aberta como dos canais de TV paga – ao mesmo tempo em que é capaz de decodificar sinais recebidos por meio de uma rede banda larga, IP (Internet Protocol).

O set top box permite ainda maior interatividade do assinante com o seu conteúdo, por meio de um portal e Guia de Programação mais amigáveis. O decodificador estará disponível no mercado no inicio de 2008.

Oportunidade

Para o diretor editorial da Tela Viva, André Mermelstein, os consumidores devem mesmo esperar as ofertas e aparelhos das TVs pagas para comprar o conversor. “O conversor é apenas para canais abertos e quem tem TV por assinatura não se contenta com eles. Em breve, as operadoras estarão lançando seus equipamentos e elas devem ter boas propostas”, afirma.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.