TV Digital vai se popularizar primeiro entre os consumidores de classe A

Estima-se que, ao final de 2008, 31% das pessoas dessa parte da população já tenham aderido à novidade

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Deve demorar para o sistema digital de televisão se popularizar no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pela Condere, dentro de 5 anos, apenas 19% do total de televisores existentes no Brasil – atualmente são 67 milhões – estarão aptas a receber a tecnologia.

O estudo mostra que o nível de penetração será maior entre o público classe A, com renda acima de R$ 6.200, principalmente pelos altos preços desses equipamentos. Estima-se que, ao final de 2008, 31% das pessoas dessa parte da população já tenham aderido à novidade, enquanto na classe B (renda entre R$ 2.100 e R$ 6.200), o percentual esperado é de 7%.

Para as classes C, D e E, a pesquisa mostra que menos de 1% deve estar assistindo à TV de alta definição até o final do próximo ano. “Como acontece com todas as novas tecnologias – internet, celulares modernos e tudo o mais – é comum que as pessoas de classes sociais mais elevadas tenham acesso primeiro, por vários motivos, entre eles, ter mais dinheiro e mais facilidade à informação sobre as novidades”, afirma o diretor editorial da Tela Viva, André Mermelstein.

Continua depois da publicidade

2013

Ainda segundo a Condere, em 2013, 97% da população classe A deverão ter migrado para a tecnologia digital, enquanto na classe B a novidade deve atingir 44%. Para a classe C, são esperados apenas 5% de adesão, número que cai a 2% para a classe DE.

Isso significa que, dentro de 5 anos, dos 7,37 milhões de televisores da classe A, 7,15 milhões já estarão recebendo TV Digital. Na classe B serão 5,9 milhões, enquanto na C serão 1,2 milhão e na DE, 0,47 milhão.

Televisão no Brasil

Considerada uma das principais formas de diversão do brasileiro, até 2006, a televisão estava presente em 99% das casas de cidadãos de classe A e B, enquanto na classe C a penetração caía para 98%.

Continua depois da publicidade

Entre os lares de classe D, 97% possuíam o aparelho, enquanto na classe E, esse número caia para 85%.

Números da Condere revelam que o crescimento médio anual nas vendas de televisão é de 3,3%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.