IM Trader
Conteúdo editorial apoiado por

Trade hoje: Ibovespa interrompe quedas semanais e próximo desafio é superar 118 mil pontos, aponta análise técnica

Bolsa busca superar região de resistência de preços dos 118 mil pontos, ao mesmo tempo em que defende suporte nos 115 mil pontos

Rodrigo Petry

Publicidade

O Ibovespa terminou a semana passada com alta de 0,37%, registrando os primeiros ganhos para esse período de tempo em quase um mês. O desempenho foi obtido, basicamente, com a recuperação em dois pregões – terça e quarta –, mas no final da semana, ocorreram novas perdas.

Assim, o Ibovespa se encontra, neste momento, em um patamar de preços em que busca superar a resistência na faixa dos 118 mil pontos, mas tenta defender o suporte na região dos 115 mil pontos.

Na abertura desta segunda-feira (28), a Bolsa abriu com leve alta, de 0,15%, indo aos 116 mil pontos. Confira, a seguir, o que esperar do Ibovespa, com base na análise técnica.

Continua depois da publicidade

Análise técnica Ibovespa

Para o analista técnico da Top Gain, Matheus Lima, a briga entre “touros e ursos” é nitidamente monitorada quando o mercado distorce mais para uma direção do que para outra, “mas nem sempre essa movimentação é retilínea, e algumas armadilhas podem ser encontradas pelo caminho.”

“Após uma sequência de fortes altas do Ibovespa desde março, o preço finalmente encontrou um patamar de resistência onde segurou os ânimos dos investidores. A esperança de um rompimento firme do patamar dos 123 mil pontos não está completamente abandonada, porém o comportamento do preço atual, não alegra ninguém”, avalia.

Ele ressalta que, recentemente, após um falso rompimento dos topos anteriores, o gráfico do IBOV formou uma “distribuição que foi rompida na sequência, confirmando o início de uma nova força vendedora influenciando o preço, principalmente considerando que o rompimento aconteceu durante a sequência histórica de 13 pregões seguidos de baixa.”

Continua depois da publicidade

Gráfico diário do Ibovespa

Trade hoje; Análise técnica; análise gráfica; swing trade; Ibovespa
Fonte: ProfitChart. Elaboração: Matheus Lima

Enquanto isso, analisando o gráfico de 60 minutos, Lima destaca que a correção que o preço fez no meio da semana passada, quando caiu quase à metade do movimento total de baixa, aumentou “ainda mais a expectativa de desvalorização do ativo ao longo dos próximos dias”.

Lima acrescenta que isso poderia ocorrer principalmente se o patamar dos 114 mil for rompido novamente, tendo um “alvo” projetado para os 108.540 pontos, o que representa uma possível desvalorização de -6,4% do fechamento da semana passada.

Continua depois da publicidade

Gráfico de 60 minutos do Ibovespa

Trade hoje; Análise técnica; análise gráfica; swing trade; Ibovespa
Fonte: ProfitChart. Elaboração: Matheus Lima

Ibovespa: recuperação semanal

Os analistas do Itaú BBA, Fábio Perina, Lucas Piza e Igor Caixeta, destacam que, após quatro semanas de quedas consecutivas, o Ibovespa interrompeu essa sequência.

“Embora com uma leve alta, o ponto a ser observado é que tivemos, enfim, uma pausa nas quedas semanais. Isso cria uma expectativa de retomada do movimento de alta a partir da máxima deixada dos 118.200 pontos.”

Continua depois da publicidade

Assim, avaliam os especialistas do BBA, caso o Ibovespa consiga ultrapassar os 118,2 mil pontos “podemos criar a expectativa do mercado retomar o movimento de alta em busca dos 123.000 pontos.”

Do lado da baixa, entretanto, o índice possui suportes em 115.300 e 114.000 pontos. “Se perder esse suporte, o índice voltará a mirar a importante região de suporte em 111.600 pontos – média móvel de 200 períodos.”

Gráfico diário do Ibovespa

Trade hoje; Análise técnica; análise gráfica; swing trade; Ibovespa
Fonte: Broadcast. Elaboração: Itaú BBA

Na opinião dos especialistas do Itaú BBA, “o momento é de transição de um movimento de realização no gráfico diário para o gráfico semanal”.

“Isso implica que o mercado pode buscar a região da MM200 (média móvel de 200 dias) em 111.600 pontos e voltar a subir, só que agora em um horizonte de médio prazo e não mais de curto prazo”, explicam.

Neste contexto, acrescentam, é importante “o investidor separar o que é posição de um gráfico diário e semanal, avaliar seu gerenciamento de risco atual e acionar stops caso seja necessário.”

Tendência de baixa

Por fim, Gilberto Coelho, analista técnico da XP, ressalta que o Ibovespa fechou em nova queda (sexta), “reforçando o sinal de tendência de baixa definida pela média de 21 dias”.

“Uma perda dos 115.390 favorecerá teste de suportes em 114.060 ou 108.000. O sinal de alta seria retomado com um fechamento acima dos 118.135, com projeções nos 123.000 ou 130.000”, analisa.

Gráfico diário do Ibovespa

Trade hoje; Análise técnica; análise gráfica; swing trade; Ibovespa
Fonte: Relatório de análise técnica XP