Publicidade
O Ibovespa fechou o mês de abril com alta de 2,5%, aos 104.431 pontos, mas ainda segue no negativo em 2023, com menos 4,8%. A reversão ou a continuidade destas tendências podem ser definidas a partir da Super Quarta (3) de maio, quando saem as decisões de juros no Brasil e nos EUA.
O Comitê de Política Monetária (Copom) deve anunciar, após o fechamento do mercado, a manutenção da taxa Selic nos atuais 13,75%, segundo expectativa majoritária de agentes do mercado. O que poderá ditar os humores, porém, será o tom do comunicado, que pode trazer ou não alguma sinalização de corte no horizonte mais próximo.
Enquanto isso, nos EUA, o Federal Reserve deve elevar os juros em 0,25 ponto porcentual, conforme aposta majoritária do mercado. Entretanto, o que o mercado está de olho é na sinalização do comunicado, que pode trazer pistas sobre o final do ciclo de altas.
Continua depois da publicidade
Diante deste cenário, confira as perspectivas traçadas pelos gráficos de analistas técnicos consultados pelo InfoMoney.
Análise técnica Ibovespa
Para Enrico Cozzolino, da Levante, o Ibovespa se recuperou na reta final da semana passada, mas vem se mostrando no curto prazo em uma faixa com muita indefinição, entre suporte e resistência.
O analista da Levante aponta como cenário otimista para o Ibovespa o rompimento da máxima deixada na semana passada, dos 104.800, o que pode indicar uma possível continuação de movimento comprador, “uma vez que o candle semanal [veja gráfico abaixo] deixa essa mensagem.”
Continua depois da publicidade
Ao contrário, em um cenário pessimista, ele traça o rompimento dos 103.000; ou o mercado se consolidando nessa região, mas sem força compradora. O suporte traçado para o Ibovespa está nos 102.800 e a resistência nos 106.00 pontos, segundo a Levante.
Gráfico semanal do Ibovespa em 2023
Segundo Pam Semezzato, analista técnica da Clear, o Ibovespa, na semana passada, tentou retomar a queda e falhou, fechando com um candle só com pavio inferior, “o que indica um movimento de alta caso a máxima desse candle seja rompido nessa semana.”
Continua depois da publicidade
Gráfico semanal do Ibovespa: 2019 a 2023
Analisando somente os últimos movimentos dessa queda recente do Ibovespa, que começou em outubro de 2022, Pam avalia que o índice “ainda está trabalhando em um canal de baixa [traçado no gráfico acima], e um sinal de força compradora seria o rompimento da Linha de Tendência de Baixa (LTB)”.
No entanto, o Ibovespa segue em tendência de alta no longo prazo e em lateralização no médio prazo, acrescentou ela. A analista aponta como ponto de suporte forte da lateralização os 97.000 pontos e de resistência, os 121.000 pontos.
Continua depois da publicidade
“O Ibovespa testou o suporte e mostrou boa reação compradora e está trabalhando no meio dessa lateralização nas últimas semanas”, concluiu.
Ibovespa: Potencial altista
O analista do PagBank, Rodrigo Paz, aponta que, no curto prazo, com base no gráfico diário, o movimento do índice é positivo, “onde já reverteu tendência no curto prazo e mostra potencial para continuidade altista.”
Neste cenário, aponta ele, o índice segue com potencial comprador no curto prazo, tendo como primeiro alvo a média de 200 períodos, nos 108.350 pontos, que, caso rompido, contará com próximos alvos nos 110.000 e 114.800 pontos.
“Porém, vale atenção à faixa dos 102.000, que, se rompida, poderá ocasionar novas baixas no índice, podendo aumentar fluxo vendedor para buscar a faixa dos 100.000 pontos, com suporte mais longo nos 97.000 pontos”, acrescenta Paz.
Gráfico semanal diário em 2023
O especialista aponta, sobre o médio prazo, que é possível notar que o índice opera em tendência de baixa. “Na última semana fechou com leve alta de 0,06%, deixando grande sombra inferior e fechando acima da média de 9 períodos”, apontou Paz.
Segundo ele, para buscar movimento altista, será necessária a entrada de boa força nas compras, “a fim de buscar e superar a faixa de média de 200 períodos nos 107.850 pontos (região importante de resistência).”
“Caso isso aconteça, poderá ganhar fôlego para buscar a região dos 110.000 e, posteriormente, a faixa dos 114.800 pontos.”
Gráfico semanal Ibovespa: outubro/22 a abril/23
Por fim, Alexandre Milen, analista e CEO da Harami Research, destaca que a tendência de curto prazo do Ibovespa é de alta. “Neste momento, o índice está em uma clara formação de um triângulo assimétrico ascendente [veja gráfico abaixo], o qual rompendo em 107.000 pontos poderá fazer com que os preços atinjam a casa dos 115.000 pontos”, disse.
Gráfico diário Ibovespa: 2023
Enquanto isso, no médio prazo, ele aponta que o índice de referência está lateralizado, sem nenhuma tendência clara definida, com os valores oscilando entre o suporte de 97.500 pontos e resistência em 120.000 pontos.
Leia mais:
- Como declarar ações no Imposto de Renda 2023
- Como declarar operações Day Trade no Imposto de Renda 2023
- Como declarar swing trade no IR 2023
- Confira o CNPJ das empresas listadas na B3 para declarar no IR
You must be logged in to post a comment.