Publicidade
SÃO PAULO – Inspetores internacionais afirmaram nesta quinta-feira (5) que irão decidir sobre um novo pacote de esforços para salvar a Grécia em novembro. A decisão ocorreu após eles terminarem de avaliar os esforços do país na realização de reformas em sua economia.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) e o governo grego acreditam que Atenas irá precisar de um financiamento de 10 a 11 bilhões de euros além dos que o Fundo aceitou até agora, para os anos de 2014 e 2015. Isso ocorre porque os bancos centrais da zona do euro se recusaram a adiar o pagamento de título do governo, ao contrário do que foi assumido pelo Eurogupo quando fecharam o atual resgate do país.
A Grécia já recebeu dois resgates internacionais desde 2010 e a aprovação de mais dinheiro para o país poderia gerar discussões, principalmente na Alemanha, onde ocorrerão eleições no próximo dia 22 de setembro. Eleitores alemães já se mostram cansados de ajudar outros países, sendo que eles mesmo estão há três anos em crise.
Continua depois da publicidade
A Grécia não irá precisar de novos recursos até o segundo semestre de 2014, mas uma decisão precisa ser tomada até novembro, porque o FMI só pode participar do resgate caso o programa esteja financiado 12 meses à frente.
“A necessidade de um terceiro programa de ajuda preocupa, já que mesmo com os atuais progressos, os problemas da Grécia não estarão resolvidos em 2014”, afirmou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, ao Parlamento Europeu. “É realista supor que apoios adicionais serão necessários além do programa. Neste contexto, o Eurogrupo já indicou claramente que está empenhado em fornecer o apoio adequado para a Grécia durante o programa atual e além”, concluiu ele.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.