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As regras do Minha Casa Minha Vida (MCMV) trouxeram novas e boas perspectivas para a Tenda (TEND3), contribuindo para que suas ações nesta quinta-feira (3), após a divulgação dos resultados do segundo trimestre, disparassem 7,3%, indo aos R$ 13,20.
Essa euforia não é por acaso, já que a faixa 1, foco na nova formatação do programa habitacional do governo federal, representa cerca de 70% do volume de negócios da companhia. O projeto de lei que cria o novo MCMV foi sancionado pelo presidente Lula no último dia 13.
Conforme a Tenda, no mês de julho, primeiro mês com os novos parâmetros do programa, a empresa atingiu o maior volume mensal de vendas desde maio de 2022, com 1.588 unidades vendidas no período (17% acima da média mensal do primeiro semestre do ano), com preço médio de R$ 210 mil por unidade – 3,5% acima do preço médio do 2T23.
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Ou seja, os resultados não estiveram incorporados ao balanço de abril a junho, divulgado na véspera pela empresa, período em que a Tenda reduziu em 90% seu prejuízo, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Tenda: Impacto Minha Casa Minha Vida
Luiz Mauricio, CFO da Tenda, destacou que o programa “já teve impacto importante no mês (de julho)”. Enquanto isso, Rodrigo Osmo, CEO da companhia, aponta que o cenário – a partir de agora – é diferente em relação ao início do ano.
“O contexto mudou para gente de janeiro para cá. De certa forma, se o Pode Entrar (programa habitacional da prefeitura de São Paulo) deixar de ser interessante pra nós, isso não será nenhum problema. A gente ganhou até agora 3 mil unidades (no Pode Entrar) e tem mais 1,5 mil unidades em lista de espera, mas todas eles (os empreendimentos) são projetos pequenos”, disse, acrescentando que esses projetos ganharam competividade por atender ao mesmo extrato de renda do Minha Casa Minha Vida.
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“Então, esses terrenos (onde estão projetados os empreendimentos da Tenda no programa Pode Entrar) que teria dificuldade de rentabilização no início do ano, agora são terrenos que não teria nenhuma dificuldade de rentabilização”, afirmou Osmo, a analistas de mercado.
Segundo ele, a empresa ainda avalia para “que lado vai” – entre o Pode Entrar e o Minha Casa Minha Vida.
Sem concorrência
Para complementar, Rodrigo Osmo afirmou não ver concorrentes no novo programa MCMV, apesar do governo ter anunciado a construção de 2 milhões de moradias até 2026.
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“Não estamos sentindo muita competitividade no seguimento foco da Tenda. Muitas empresas manifestaram interesse de entrar no programa, que ficou abrangente agora, de até R$ 350 mil (valor máximo do imóvel). A gente está focada no segmento de entrada, de R$ 2.640,00. Hoje, próximo de 70% do que a gente vende está dentro desse segmento”, afirma.
A companhia vê ainda impulso da margem bruta com o aumento de volume a ser propiciado com o programa habitacional do governo federal. No 2T23, a margem bruta ajustada da Tenda atingiu 22,4%, uma melhora de 6,0 pp em relação ao 2T22.
Tenda: pressão de custos
Sobre gastos em obras, Luiz Mauricio disse que, desde maio, a empresa está rodando com os custos aderentes aos orçamentos e essa tendência deve se acomodar.
“Temos visto a estrutura de fornecedores e suprimentos de certa forma acomodada, e isso tende agora a refletir numa maior assertividade. Isso, sem dúvida, se deve as várias mudanças que fizemos internamente, mas acho que o cenário externo de pressão de materiais têm se mostrado acomodado. Então, a gente tem um conforto grande de aderência de nossos orçamentos daqui para a frente”, afirmou o CFO.
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Por fim, a Tenda ressaltou durante a teleconferência que “a página do tema desvios de custo” foi virada.
“Naturalmente, se o cenário de custo se manter muito acomodado e a companhia volta ao patamar de eficiência e produtividade que já teve no passado, é possível esperar uma economia (de custo)”, ressaltou Luiz Mauricio.
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