Telecom: pacote de serviços, com preços menores, pode virar commodity no Brasil

Para a IDC, com a competitividade e preços mais atrativos, o caminho do Triple Play aqui pode ser muito curto

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com a consultoria IDC, as ofertas de pacotes que reúnem os serviços de banda larga, TV a cabo e telefone, denominados Triple Play, estão sendo muito bem recebidas pelos consumidores brasileiros, ávidos pelas vantagens de contar com a redução de seus custos.

No entanto, com a competitividade revertendo em melhores serviços e preços mais atrativos, o caminho do Triple Play no Brasil pode ser muito curto. Para o analista de telecom da empresa, Vinicius Caetano, muito em breve o produto vai deixar de ser um diferencial para virar commodity no mercado brasileiro.

Novos serviços

Segundo a IDC, ao pegar como exemplo países mais maduros que já passaram pela experiência de ofertar o Triple Play, como é o caso do Canadá, existem alguns mitos a cercar esses serviços, como o das operadoras de telefonia fixa e das emissoras de TV a cabo acharem que a oferta de Triple Play é um diferencial competitivo e o de acreditarem que, ao ganhar usuários pelas ofertas de preços, isso significará mais receita.

Continua depois da publicidade

Antes, a transmissão via satélite predominava nas TVs por assinatura no Canadá. Depois de 2004, vieram as ofertas de Triple Play e o cabo se popularizou. Mas, passada a onda do lançamento, as empresas de cabo perceberam que não tinham a mina de ouro desejada e, para a receita subir, novos serviços teriam de ser agregados.

Dessa maneira, surgiu o chamado Quadriple Play, que também coloca à disposição dos consumidores os serviços de celular e mobilidade, como banda larga móvel, por exemplo, além de TV on demand, DVR, HDTV, banda extra on demand, etc.

Brasil

“O Triple Play será visto simplesmente como uma plataforma para agregar novos serviços. E, da mesma forma que no Canadá, as empresas que aqui ofertam os pacotes terão de se valer do Quadriple Play e de novos serviços para angariar mais receita”, prevê Caetano.

Continua depois da publicidade

E, de acordo com o analista, importantes empresas de telefonia fixa e de cabo que atuam no Brasil têm como matrizes companhias que possuem participação nas operadoras móveis brasileiras, permitindo a mobilidade tanto de voz quanto de dados.

Interatividade

Ainda segundo a IDC, o que também reforça o passo ao Triple e ao Quadriple Play é a tendência para a interatividade via TV, já que esses pacotes contemplam TV digital e banda larga. Além disso, uma ajuda importante para que a interatividade se concretize será a entrada do IPTV, que ainda está em estágio de testes, devido a restrições regulatórias.

Isso porque a utilização desse novo sistema permitirá que as concessionárias telefônicas passem a oferecer ao menos três serviços sobre a mesma rede, dispensando a TV via satélite e facilitando a comunicação em tempo real entre assinantes e emissoras.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.