STJ manda soltar Wesley Batista, mas mantém Joesley preso

Wesley poderá deixar a prisão, enquanto seu irmão continuará preso por ter um segundo mandado contra ele

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Sexta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu substituir nesta terça-feira (19) a prisão preventiva dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F, por medidas cautelares. Com isso, Wesley poderá deixar a prisão, enquanto seu irmão continuará preso por ter um segundo mandado contra ele.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Wesley terá de cumprir medidas cautelares, como monitoramento eletrônico, proibição de deixar o país e de participar de operações financeiras, além da obrigação de se apresentar periodicamente à Justiça. A decisão, por 3 votos a 2, foi tomada no âmbito do processo em que os dois são acusados de ganhos ilegais no mercado financeiro.

Continua depois da publicidade

A defesa deles alega que a prisão era uma medida desproporcional e injusta. O relator do caso no STJ, ministro Rogerio Schietti, entendeu que a prisão decretada em setembro foi acertada. Por outro lado, ele ressaltou que vários meses se passaram e que, com isso, o risco dos dois voltarem a cometer crimes diminuiu muito, aceitando mudar a pena.

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.