Publicidade
SÃO PAULO – O Dia dos Namorados é comemorado na próxima quarta-feira (12). A data é a terceira mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Para ajudar os lojistas a aumentaram as suas vendas, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) elaborou seis dicas. Confira:
- Conte uma história: a vitrine é o cartão de visitas da loja. Se não encantar o consumidor, ele provavelmente não entrará e o comerciante perderá a oportunidade de venda. Com manequins ou outros objetos decorativos, conte uma história de amor.
- Seja diferente: surpreenda seus clientes. É fundamental ser notado. Seja ousado, ultrapasse a linha do previsível. Com isso, você atrai mais consumidores.
- Use cores fortes e formas: não é preciso ser expert em vitrines para atrair consumidores. Use bastante papel de seda colorido em volta de mostruários de joias, por exemplo. Vinte por cento a mais de pessoas são atraídas por vitrines coloridas.
- Mantenha um visual limpo: não adianta encher a vitrine com todos os produtos da loja. Para chamar a atenção, vale usar uma dúzia de itens de um mesmo modelo.
- Pense em planos visuais: antes de começar a expor os itens na vitrine, marque o vidro com uma fita na altura dos olhos das pessoas. Isso facilita a organização. É importante manter alguns itens suspensos no teto e outros na base, próximos ao piso, mas o foco deve estar na altura média dos olhos dos consumidores.
- Iluminação: pense na vitrine associada a luzes, que devem ser direcionadas aos pontos de atenção, mas sem formar sombras. À noite, deixe as luzes da vitrine acesas. Se sua loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem passar pela rua.