Sebrae lança guia para aumentar vendas dos comerciantes no Dia das Mães

O guia dá orientações ao varejista para evidenciar a empresa e os produtos gastando pouco, além de evidenciar a importância do bom atendimento ao cliente

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Para ajudar empresários a se planejarem e se prepararem para as vendas do Dia das Mães, mais importante data para os comerciantes depois do Natal, o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) lançou nesta quarta-feira (10) o guia “Venda Melhor-Dia das Mães”.

O guia dá orientações ao varejista para evidenciar a empresa e os produtos gastando pouco, além de evidenciar a importância do bom atendimento ao cliente. “Divulgar seu negócio é importante. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Outros temas como kits promocionais, parcerias com o comércio local, uso das redes sociais, embalagens e brindes, vale-presente, aperfeiçoamento de equipe e extensão de horários de atendimento também são abordados no guia que  está disponível na internet no endereço http://sebr.ae/sp/vendamelhormaes. O empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente aos escritórios do Sebrae-SP para retirar.

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Dicas
O Sebrae-SP ainda disponibilizou algumas dicas rápidas para o empreendedor ficar ligado na data comemorativa, confira:

1. Envolvimento com a comunidade: participe dos acontecimentos do seu bairro/cidade. Sendo uma pessoa conhecida, você passará a ser “fulano de tal” da empresa X. A médio e longo prazo sua caixa registradora vai refletir sua popularidade.

2. O cliente quer ser percebido e valorizado: seja exclusivo ao seu cliente, ouça-o com cuidado, identifique suas necessidades e demonstre interesse real em atender às suas demandas.

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3. Promova a data nas redes sociais: escreva um texto sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para visitar a loja virtual e convide também para a loja física e dê uma senha para garantir um brinde ou um desconto especial.

4. Mailing list/cadastro: faça uma relação de clientes com fichas, cadernos ou no computador desde o inicio do negócio. A clientela cativa recomenda seu negócio espontaneamente. Quanto maior o cadastro, maior o lucro com a clientela cativa. Se ainda não fez, comece agora mesmo.

5. Invista na vitrine: ela é elemento mais importante para atrair consumidores. Uma vitrine tem 30 segundos para provocar o interesse, despertar o desejo e levar à ação. Ouse na composição da vitrine, mas evite excessos para não gerar poluição visual.

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6. Planeje a localização dos produtos nas gôndolas, prateleiras, expositores, cabides, araras, ilhas e pilhas. Considere características físicas: tamanho, peso, cor, numeração e a necessidade ou não de cuidados especiais como refrigeração.

7. Dê incentivos aos seus vendedores: parta da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles.

8. Brindes: um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde quer ele esteja. Oferte-os também como vantagem extra e dê desconto para compras acima de determinado valor. É uma ótima maneira de atrair mais clientes.

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9. Atendimento geral: facilite a circulação dentro da loja. Organize a fila do pacote. Preocupe-se com o caixa. Não deixe nada para última hora e faça um check-list dos equipamentos antes de abrir o estabelecimento.

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