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A companhia de logística Santos Brasil (STBP3) registrou um lucro líquido de R$ 139 milhões no terceiro trimestre de 2023, alta de 31,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o número registrado foi de R$ 106 milhões.
Em parte, a alta do lucro acompanha a receita da empresa – que saltou 2,3% na mesma base, chegando a R$ 533,7 milhões.
A empresa, no entanto, segue afirmando que 2023 tem sido um ano desafiador para os seus negócios. Os volumes de contêineres movimentados pela empresa, por exemplo, estão recuando, por uma série de fatores, mas principalmente pelo novo desenho macroeconômico no Brasil e nas principais economias do mundo, que reduz o consumo.
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“O desempenho da receita é explicado pelo crescimento de 5,3% ao ano da receita líquida dos Terminais de Contêiner e Carga Geral, com impacto positivo de renegociações contratuais com clientes, que elevou o ticket médio das operações de cais; e pela contribuição dos Terminais de Líquidos, que geraram R$ 7,8 milhões”, fala a Santos Brasil no documento publicado na noite desta quarta-feira (8).
Ao mesmo tempo que os volumes transportados pela empresa caíram, no entanto, os custos operacionais também recuaram, com baixa de 7,6% no ano, para R$ 265,4 milhões.
As despesas operacionais, do outro lado, avançaram 1,5% na comparação com o terceiro trimestre de 2022, para R$ 73,2 milhões, explicada, segundo a empresa, pela menor reversão de provisões para devedores duvidosos,
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A alta desta última, por ser menor nominalmente, não impediu o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de subir 18,9% no ano, para R$ 257,8 milhões. A margem Ebitda, por sua vez, saltou 6,7 pontos percentuais, para 48,3%.
O lucro líquido da Santos Brasil, por fim, foi impactado por um resultado financeiro negativo em R$ 22,9 milhões, ante um déficit de R$ 1,4 milhão entre julho e setembro de 2022. O número aumentou por conta dos juros mais altos e do maior endividamento bruto da empresa, que saiu de R$ 328,3 milhões para R$ 422,2 milhões em um ano – apesar de a dívida líquida ter recuado.
” O crescimento ora observado do endividamento decorre da captação de financiamento com o Banco do Nordeste – BNB, que cobrirá 80% das despesas de capital (CapEx) dos terminais de granéis líquidos instalados no Porto de Itaqui (MA), já tendo contraído R$ 133 milhões neste trimestre”, justifica.
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A Santos Brasil fechou setembro com um índice de alavancagem, medido pela relação entre dívida líquida e Ebitda, de -0,23x.
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