Salto da Petrobras (PETR3;PETR4) “segura” Ibovespa em 2023; sem as ações, índice estaria a 106 mil pontos

Os papéis PETR3 respondem por cerca de 4,95% do Ibovespa, enquanto PETR4 conta com uma fatia de cerca de 8% do índice

Equipe InfoMoney

Publicidade

Ainda que tenha caído cerca de 3% no mês de outubro, o Ibovespa tem alta de 3,1% no ano em reais (e de 8,1% em dólares) no acumulado do ano até o fim de outubro, quando fechou a 113.143 pontos.

Contudo, a alta do benchmark da Bolsa está diretamente relacionada ao desempenho das ações de uma específica da Bolsa: a da Petrobras (PETR3;PETR4). Desta forma, a alta do benchmark da Bolsa não reflete exatamente o desempenho médio das ações brasileiras.

Conforme apontam os estrategistas da XP Fernando Ferreira e Jennie Li, excluindo o efeito das ações PETR3 e PETR4 no ano, o Ibovespa teria acumulado queda de 3,5% e estaria em 106 mil pontos em comparação com os 113 mil pontos do fechamento da véspera.

Continua depois da publicidade

Os estrategistas apontam que há casos semelhantes em Wall Street, onde as big techs (Apple, Amazon, Alphabet, Meta, Google, Tesla, NVIDIA) impulsionam o desempenho de 9,2% no ano do S&P 500.  Enquanto isso, o índice S&P 500 Equal Weighted (índice em que os papéis têm pesos iguais) tem queda de -4,7%.

Por aqui,  é apenas a Petrobras que está puxando o índice. “PETR3 e PETR4 chegaram a acumular um retorno de 80% e 95%, respectivamente, no ano, antes de caírem após a proposta de revisão do seu Estatuto Social, que nossos analistas viram como marginalmente negativa. Apesar da recente queda, as ações seguem positivas em +65-75% no ano”, avaliam.

Os papéis PETR3 respondem por cerca de 4,95% do Ibovespa, enquanto PETR4 conta com uma fatia de cerca de 8% do índice.

Continua depois da publicidade

As ações da Petrobras registram ganhos no ano em meio ao avanço do petróleo em 2023 e com uma visão mais positiva de bom pagamento de dividendos e reajuste de combustíveis.

Na segunda-feira da semana passada (23), a petroleira sofreu uma forte queda de suas ações com as propostas do Conselho de Administração da companhia para a reforma do estatuto social, que poderiam abalar dois pilares importantes para a estatal: os dividendos e a governança corporativa. Contudo, algumas casas seguem com visão positiva para as ações, como XP, Bradesco BBI e BTG Pactual.

Para os analistas do BTG, as ações estão sendo negociadas a múltiplos baratos, mesmo excluindo pagamentos extraordinários.

Continua depois da publicidade

Além disso, acreditam que o governo terá incentivos para pagar os dividendos extraordinários da Petrobras a fim de ajudar a cumprir sua meta de superavit fiscal primário. Eles preveem que o tamanho do investimento a ser anunciado pela empresa será inferior ao esperado pelo mercado, abrindo espaço para dividendos mais elevados com base na fórmula prevalecente (45% do fluxo de caixa menos capex).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.