Publicidade
SÃO PAULO – A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, em Rondônia, começa nesta sexta-feira (15). A imunização é obrigatória para os animais com idade até 24 meses e se estenderá até 15 de maio.
Em Roraima, a campanha começou no dia 1º de abril e todo o rebanho deve ser vacinado até o fim do mês. Segundo a Coordenação de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a previsão é que os dois estados vacinem juntos, cerca de 6,3 milhões de bovinos e bubalinos.
A Coordenação-Geral de Programas Sanitários lembra os produtores são responsáveis pela imunização do próprio rebanho. Depois de vacinar os animais, eles devem fazer uma declaração, com informações sobre a faixa etária dos animais imunizados, e entregar o documento nas unidades locais de atenção veterinária do estado.
Continua depois da publicidade
Em março, a campanha contra a febre aftosa começou no Amazonas e no Pará. Juntos, os dois estados têm 22,17 milhões de cabeças (1,28 milhão o Amazonas e 20,88 o Pará), o que representa pouco mais de 10% do rebanho brasileiro, de cerca de 214 milhões de animais.
Em maio, a vacinação será obrigatória na maioria dos estados e no Distrito Federal. Quando Roraima, Amazonas e Amapá erradicarem a doença, o Brasil poderá pleitear junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o status de país 100% livre de febre aftosa.
(Com informações do Mapa)
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.