Retrospectiva: conheça os melhores pagadores de proventos em 2005

Ações preferenciais da Brasil Telecom Participações lideram o ranking com dividend yield de 16,48%, CSN vem em seguida

Camila Schoti

Publicidade

SÃO PAULO – Para os investidores que focam o longo prazo, além da menor exposição ao risco ao manter as ações por mais tempo, o pagamento de proventos ajuda a incrementar o retorno dos ativos e torná-los mais atrativos. Em 2005, além das já conhecidas empresas pagadoras de proventos, algumas surpresas podem ser destacadas.

Na carteira do Ibovespa, a ação preferencial da Brasil Telecom Participações foi o papel que apresentou o maior dividend yield (DY), até 27 de dezembro, ou seja, o maior retorno de dividendo, com um rendimento de 16,48%. Apenas como base de comparação, o CDI rendeu de 17,94% no mesmo período.

Em seguida, destacam-se os papéis das já tradicionais pagadoras de proventos, os ordinários da CSN, com DY de 14,85% e as ações preferenciais da Telesp Fixa, com 14,71% de DY. As ações preferenciais da Brasil Telecom Operadora também figuram entre os maiores DY do ano, com 13,08%, assim como as ordinárias da Brasil Telecom Participações, que apresentaram DY de 11,90%.

Continua depois da publicidade

Destaques fora do Ibovespa

Dentre as ações acompanhadas pela InfoMoney na Bovespa, o maior dividend yield ficou com as ações preferenciais da WLM, cujo rendimento no período foi de 26,05%. Os papéis ordinários da CPFL Piratininga aparecem em segundo lugar, com retorno de 16,75%.

As ações preferenciais da Bardella, fornecedora de equipamentos e serviços de usinagem, novamente se destacaram como boa distribuidora de proventos, ao apresentar DY de 16,70%. Este valor, no entanto, foi inferior àquele apresentado em 2004, de 19,34%.

Políticas de distribuição de proventos

Em geral, são as empresas com posição consolidada no mercado quem mais distribuem dividendos. No caso da Telesp, como sua geração de caixa é alta e suas perspectivas de crescimento são baixas, boa parte do lucro vai para os acionistas na forma de proventos.

Continua depois da publicidade

No entanto, quando uma empresa está brigando por market share e mostra oportunidades de maior crescimento, boa parte dos ganhos são reinvestidos na própria empresa, direcionados para as operações comerciais e expansão produtiva.

Vale lembrar que as multinacionais também costumam ser generosas na hora do pagamento de proventos. Além da posição consolidada no mercado de telecom, a Telesp também é controlada pelo grupo espanhol Telefonica.

Souza Cruz não está nem entre as 15

Vale destacar também a posição das ações da Souza Cruz no ranking das maiores pagadoras de proventos. Historicamente as ações preferenciais da companhia são conhecidas pelo elevado nível de dividendo pago aos acionistas, no entanto, neste ano, os papéis da companhia não figuram nem entre os 15 maiores pagadores do Ibovespa, já que seu DY foi de 6,65%, bem abaixo dos 8,35% apresentados em 2004.

Continua depois da publicidade

Dentre as apostas dos analistas para 2006, as ações preferenciais da AES Tietê são tidas como boa opção de investimento para quem visa o retorno através de proventos. No mesmo sentido, os papéis ordinários da Sabesp e os preferenciais da Cemig também são recomendados por analistas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.