Representante da Comissão Europeia aponta risco da Grécia deixar a Zona do Euro

Maria Damanaki diz que há necessidade do país entrar em acordo com os credores, para evitar retorno da dracma

Publicidade

SÃO PAULO – Destacando os riscos de a Grécia abandonar a Zona do Euro, a representante do país na Comissão Europeia, Maria Damanaki, disse que “a Grécia deve fazer sacrifícios para superar sua crise fiscal ou enfrentar o risco de abandonar a zona do euro e voltar à dracma”. As informações são da agência de notícias Dow Jones.

Segundo a agência, a representante afirmou que é necessário que o país assuma suas responsabilidades do passado e que entre em um acordo com seus credores sobre um programa de cortes que traga resultados. “O cenário de distanciamento da Grécia do euro está sob a mesa”, disse Maria.

Somente após tomar essas medidas o país não irá correr o risco de voltar à dracma (moeda grega), aponta a representante grega na UE, acrescentando que “o resto é secundário nas atuais condições”.

Continua depois da publicidade

Medidas já foram tomadas
Vale mencionar que na última segunda-feira (23), o primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, anunciou novas medidas de austeridade para reduzir o déficit do país, formando o quinto pacote de medidas desde que Atenas recebeu a ajuda de € 110 bilhões da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Dentre as medidas anunciadas, consta a intenção de privatizar grande parte das empresas estatais do país, a partir da venda das participações que o governo detém em algumas empresas, como a Hellenic Telecommunications e o Hellenic Postbank. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.