Real Digital deve ser lançado em 2024, diz presidente do BC

A moeda digital do BC incentivaria os bancos a tokenizar seus ativos, segundo Roberto Campos Neto

Lucas Gabriel Marins

(Raphael Ribeiro/BCB)
(Raphael Ribeiro/BCB)

Publicidade

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira (13) que a entidade deve lançar o real digital em 2024.

“A gente quer um piloto em 2023 e em 2024 eu gostaria de ter um lançamento”, falou Neto em um evento organizado pelo site Poder 360, em Brasília.

De acordo com o presidente do BC, o design da moeda digital do BC, que deve ser tokenizada, incentivaria outros bancos a adotar o modelo, ganhando eficiência.

Continua depois da publicidade

“Se a moeda digital for realmente um depósito tokenizado, ela herda toda a regulamentação que já se aplica aos depósitos.”

Ideias sobre a formato e a emissão do dinheiro digital nacional vêm sendo discutidas pelos membros da instituição desde 2020. Naquele ano, foi criado um grupo de trabalho sobre o tema.

De acordo com a Reuters, no evento Neto falou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a ideia de uma moeda digital tokenizada.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (12), o BC divulgou que está criando um grupo de trabalho que reune vários departamentos para estudar maneiras de fazer custódia, negociação e liquidação de ativos por meio de blockckchains.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lucas Gabriel Marins

Jornalista colaborador do InfoMoney