Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo

Nova carteira do Ibovespa passa a vigorar nessa sessão; governo poderá privatizar construção e operação de aeroportos brasileiros

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais mercados de ações operam em alta nesta segunda-feira (3), retomando o bom humor de forma mais consistente após uma semana bastante morna nos negócios – apesar disso, importantes índices, como o londrino e o de Xangai, não operam nessa sessão.

Entre as referências do dia, dados mostraram que a atividade industrial europeia se expandiu a um ritmo maior que o previsto, atingindo o maior valor desde abril do ano anterior. Além disso, os investidores recebem a reafirmação chinesa da política de aquisição de títulos da dívida europeus, especialmente da atribulada Espanha.

Por aqui, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) recuou 0,15 ponto percentual na passagem semanal, a 0,72% na última semana do ano, com destaque para o avanço de 9,85% da alimentação, na base de comparação anual. Já no relatório Focus os economistas mantiveram as projeções para a inflação em 2010, ao passo que para 2011 elevaram as estimativas de 5,31% para 5,32%.

Continua depois da publicidade

Para o restante da sessão, os investidores deverão acompanhar com atenção alguns indicadores nos EUA, como o ISM Index referente a dezembro, que mede o nível de atividade industrial no país, e o Construction Spending relativo a novembro, o qual traz os gastos da construção de imóveis.

Nova carteira Ibovespa
Passa a vigorar nessa sessão a nova carteira teórica do Ibovespa. Mantendo a maioria das alterações vistas nas três prévias divulgadas ao longo de dezembro, a BM&F Bovespa divulgou nesta segunda-feira a carteira do principal índice da bolsa paulista, que vigorará até 30 de abril de 2011 e conta com 69 empresas. 

Em relação à carteira vigente entre setembro e dezembro deste ano, as principais mudanças seguem sendo a entrada dos papéis Hypermarcas (HYPE3) e a saída das ações da NET (NETC4), que já era prevista devido à realização da OPA (Oferta Pública de Aquisição) realizada pela Embratel.

Continua depois da publicidade

A novidade observada desde a segunda prévia se mantém, com a entrada dos papéis da PortX (PRTX3) no índice, empresa surgida a partir da cisão da LLX Logística (LLXL3). Como consequência da operação, a LLX também perde parte de sua participação no portfólio.

TAM e GOL
A nova presidente do País, Dilma Rousseff, afirmou que a Infraero poderá abrir capital neste ano, enquanto a construção e a operação dos novos terminais dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos poderão ser privatizadas. A TAM (TAMM4) e a GOL (GOLL4) já teriam manifestado interesse em participar da operação, segundo matéria publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira.

Multiplus
Nesta sessão a Multiplus (MPLU3) enviou um comunicado ao mercado informando que firmou uma parceria de coalizão com a BM&F Bovespa, operação que se dará por meio do programa de fidelidade da bolsa, conhecido como Fica Mais. No entanto, mais detalhes sobre a parceria serão divulgados em breve.

Continua depois da publicidade

Vale Fertilizantes
A Vale Fertilizantes (FFTL4) convocou para o dia 18 de janeiro assembleia geral extraodinária para discutir a incorporação da Vale Fosfatados. Além disso, os acionistas também devem avaliar as renúnicas de dois membros do conselho de administração da companhia e a eleição de seus respectivos suplentes.

Copel
Dando início ao novo ano, a Copel (CPLE6) anunciou uma nova diretoria executiva, conforme eleição ocorrida em 27 de dezembro e tomada de posse em primeiro de janeiro, de modo a completar o mandato relativo ao triênio que abrange os anos de 2009 a 2011. Entre os oito eleitos, destaca-se o novo diretor presidente, Lindolfo Zimmer, e um novo diretor de finanças, relações com investidores e de controle de participações, Ricardo Portugal Alves.

Destaques de 2010
Terminado o ano de 2010, vale destacar o desempenho de alguns papéis, como os da Souza Cruz (CRUZ3), que foram o destaque do Ibovespa no ano, com forte alta de 65,8%.

Continua depois da publicidade

Já as maiores quedas são ocupadas por empresas ligadas ao setor de logística e mineração: ALL (ALLL3) e LLX, respectivamente. A primeira registrou um recuo de 50,32% no acumulado anual, devido principalmente à mudança de seus units para o Novo Mercado, em meados de outubro. Já a LLX, com desempenho negativo de 50,56%, sofreu com a criação da PortX, que é fruto da cisão parcial da LLX, compreendendo os ativos do Porto Sudeste. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.