Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo

Petrobras segue em destaque, tanto por oferta quanto por início de incêndio em refinaria; atenção também à Embraer

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas operam em queda na manhã desta quinta-feira (16), em resposta a novas preocupações quanto ao cenário econômico europeu e norte-americano.

As vendas no varejo do Reino Unido registraram sua primeira queda mensal desde janeiro deste ano, ao apontar retração de 0,5% em agosto, contrariando expectativas dos analistas de crescimento.

Do outro lado do Atlântico, a agenda econômica do dia traz em destaque a indústria e o mercado de trabalho, com o Initial Claims tendo registrado leve queda no montante de novos pedidos de auxílio-desemprego feitos nos EUA na última passagem semanal.

Continua depois da publicidade

Petrobras
Por aqui, em tempos de oferta de ações da Petrobras (PETR4, PETR3), o noticiário volta-se quase que exclusivamente à estatal. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo deverá usar o Fundo Soberano para comprar dólares no mercado que entrem no país em decorrência da capitalização da petrolífera.

Por sinal, cabe lembrar que termina nesta quinta-feira o prazo de reservas para pessoas não-vinculadas que desejem participar da oferta prioritária, em que é garantido o direito de subscrição, respeitando-se o limite proporcional.

Outra notícia envolvendo a empresa diz respeito a um princípio de incêndio na refinaria Duque de Caixas (Reduc), no Rio de Janeiro, que já teria sido apagado pela brigada de incêndio da Petrobras nesta manhã. Segundo a companhia, não houve vítimas e não será necessária a paralisação da unidade.

Continua depois da publicidade

Embraer
Enquanto isso, a OMC (Organização Mundial do Comércio) condenou os subsídios dos EUA à Boeing, abrindo um precedente que pode ameaçar os interesses da Embraer (EMBR3), já que a companhia é acusada pela canadense Bombardier de receber o mesmo tipo de incentivo do setor militar brasileiro.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.