Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta quarta-feira

Ibovespa opera em queda, em dia negativo aos mercados externos; Petrobras, Estácio e SLC se descolam e avançam no pregão

Luis Madaleno

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa sustenta alta de 0,30% na tarde desta quarta-feira (29), aos 69.025 pontos. O benchmark acompanha o movimento ascendente observado em Wall Street, a despeito da agenda decepcionante no front norte-americano e da retomada dos receios quanto à posição fiscal europeia.

Isto porque permanece em baixa a expectativa quanto a capacidade de pagamento da dívida de países como Espanha, Irlanda e Portugal, pressionando novamente os mercados de ações. Especula-se que a Moody’s rebaixará a classificação da Espanha em mais um nível.

Passando para a agenda, notícias positivas: a Comissão Europeia divulgou uma expansão no índice de confiança dos consumidores na Zona do Euro em setembro, o qual passou de 102,3 pontos registrados no mês passado para 103,2 pontos.

Continua depois da publicidade

O índice industrial HSBC dos gerentes de compra da China, que mensura a atividade manufatureira do país, registrou alta em setembro, para 52,9 pontos, face aos 51,9 pontos listados em agosto. Trata-se da maior leitura do indicador em cinco meses – reforçando a tese de que a economia do gigante asiático não está sofrendo uma rápida desaceleração.

Petrobras
Por aqui, sem grandes novidades sob suas movimentações, a Petrobras destaca-se no pregão: as ações preferenciais (PETR4) operam em alta de 1,24% nesta tarde, ao passo que as ações ON (PETR3) avançam 1,13%.

Estácio
Na ponta positiva, no dia em que termina o período de reservas dos papéis da Estácio Participações (ESTC3) no âmbito da distribuição pública, os ativos da companhia já listados na BM&F Bovespa registram ganhos de 1,57%.

Continua depois da publicidade

Cabe destacar que a operação será realizada no Brasil, com esforços de colocação no exterior junto a investidores institucionais. Conforme o prospecto preliminar, os acionistas vendedores no âmbito da oferta secundária são João Uchôa Cavalcanti Netto e Monique Uchôa Cavalcanti de Vasconcellos que, juntos, ofertarão 32.803.240 papéis.

SLC
Os papéis da SLC Agrícola (SLCE3) também acumulam ganhos neste pregão, avançando 1,49%. A companhia anunciou a venda de um terreno com área de 14.625 hectares (Fazenda Palmeira), localizado no município de Buriti (MA), por R$ 27,160 milhões, sendo R$ 1.857 por hectare.

“Do total da área, 4.466 hectares eram compostos de área de lavoura (já aberta) e o restante de áreas ainda não desenvolvidas e reservas”, comunicou a companhia.

Continua depois da publicidade

NET e Embratel
Por sua vez, as novidades envolvendo Embratel e NET não animam os investidores desta, levando os ativos NETC4 a acumularem perda de 1,12% nesta tarde. Isto porque a Embratel (EBTP4) comunicou ao mercado na noite da última terça-feira um novo adiamento do leilão para a OPA (Oferta Pública de Aquisição) dos ativos da NET. Vale lembrar que, no último dia 19, o leilão já havia sido adiado.

JBS
Do mesmo modo, as manchetes referentes à JBS (JBSS3) seguem impactando seus papéis. Depois de o Grupo Cremonini informar que a assembleia de acionistas da Inalca JBS terminou sem a aprovação de um novo Conselho de Administração ou da proposta de liquidação judicial, ambas pautas inseridas pela JBS, a empresa brasileira também enviou comunicado à imprensa sobre o assunto.

A companhia confirmou que não houve acordo entre os sócios sobre a nomeação de conselheiros – assim, nada foi deliberado neste sentido. “A JBS enviou um representante com poderes legais à reunião, porém com a ressalva de que ela não era válida como Assembleia de Acionistas, porque não foi convocada pelo presidente do Conselho de Administração da Inalca, Marco Bicchieri”, afirmou a empresa.

Continua depois da publicidade

Destaques de queda
Outros papéis que se destacam na ponta negativa deste pregão são: Marfrig (MRFG3),  Brasil Ecodiesel (ECOD3), Eletropaulo (ELPL6) e Gerdau PN (GGBR4). 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.