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A grife italiana Prada e a gigante de roupas esportivas Adidas, que recentemente se aventurou no metaverso, uniram forças para lançar um novo projeto de token não fungível (NFT) na rede Polygon (MATIC). A novidade permitirá que os fãs contribuam com seus próprios designs.
A Prada e a Adidas disseram que vão leiloar uma coleção de NFTs desenhadas pelo artista digital Zach Lieberman no marketplace SuperRare entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro. Os lucros da venda serão doados para uma instituição de caridade que apoia artistas e criadores.
Essa parceria entre as duas empresas é outro sinal que marcas de roupas – tanto de alta costura quanto de “fast fashion” – estão entrando com tudo nesse novo mercado virtual na tentativa de oferecer aos clientes uma experiência mais digital.
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O Morgan Stanley prevê que o mercado de NFTs deve alcançar US$ 300 bilhões até 2030. O relatório da empresa identifica marcas de luxo como Gucci, Balenciaga e Kering como as mais bem posicionadas para lucrar com colaborações digitais no metaverso.
A partir de 24 de janeiro, os fãs poderão se registrar com uma carteira digital para criar e cunhar NFTs enviando uma fotografia, usando um filtro projetado pelo artista digital Lieberman. O projeto então escolherá 3 mil colaboradores que também terão direitos de propriedade intelectual para seus tokens individuais e poderão participar do lançamento daquela semana.
Metaverso de luxo
Prada e Adidas disseram que também lançarão no metaverso sua terceira colaboração, apelidada de “Adidas for Prada Re-Nylon collection”. No comunicado divulgado à imprensa, a empresa não informou qual é o metaverso, mas a Adidas trabalhou com The Sandbox (SAND) no passado.
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“A Prada vê o metaverso emergente como um novo espaço para a marca redefinir o luxo para a próxima geração e cultivar experiências compartilhadas que honrem o espírito de experimentação e criatividade da marca”, disse Lorenzo Bertelli, diretor de marketing e chefe de responsabilidade social corporativa da Prada, ao CoinDesk em um comunicado.
Em 11 de janeiro, a empresa de calçados Crocs apresentou um pedido de marca registrada para expandir seu negócio para o universo dos NFTs. Também neste mês, a marca de roupas Gap anunciou que se uniu à empresa InterPop para lançar sua primeira coleção na blockchain Tezos. O lançamento também incluiu uma experiência digital “gamificada” (com elementos de games), permitindo que os clientes comprassem um moletom Gap de edição limitada.
Empresas que trabalham com moda de luxo já estão ganhando milhões por meio da venda de tokens não fungíveis. Em setembro, a marca italiana de alta costura Dolce & Gabbana lançou sua coleção de NFTs “Collezione Genesi”, que arrecadou aproximadamente US$ 5,65 milhões em uma venda.
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