Portugal Telecom compra dívidas da RioForte e ações da Oi caem mais de 5%

Empresa anunciou que havia comprado 900 milhões de euros em dívidas emitidas por uma holding da família do português Banco Espírito Santo

Marina Neves

Publicidade

SÃO PAULO – As ações da Oi (OIBR4), que chegaram a subir 2,9% na véspera, lideraram as perdas do Ibovespa no pregão desta sexta-feira (27), após as ações de sua maior acionista, Portugal Telecom, caírem mais de 3%. Nesta manhã, a empresa europeia anunciou que havia comprado 900 milhões de euros em dívidas da RioForte, holding do Banco Espírito Santo.

Maior banco listado de Portugal, o Banco Espírito Santo (BES), que era controlado pela família Espírito Santo até uma emissão de ações neste mês, é o maior acionista da Portugal Telecom, com uma fatia de 10%. Por sua vez, a Portugal Telecom detém cerca de 2 por cento do Banco Espírito Santo.

“Obviamente, esta queda da PT é devido à reação do mercado à notícia da PT refinanciando a si própria através da dívida de sua principal acionista, o que tem impacto reputacional”, disse Albino Oliveira, analista da Fincor em Lisboa.

Continua depois da publicidade

Um porta-voz da Portugal Telecom disse mais cedo que a empresa tinha comprado 900 milhões de euros em títulos comerciais emitidos pela RioForte, uma empresa holding da família Espírito Santo, antes de sua fusão com a brasileira Oi.

Antes de sua emissão de ações, o BES alertou para irregularidades financeiras graves em outra empresa holding da família Espírito Santo, a Espírito Santo International, que detém 100 por cento da RioForte.

As ações da Oi, por sua vez, fecharam com queda de 5,19%, cotadas a R$ 2,01, após subirem 2,9% na véspera com a notícia de que  operadora de telefonia informou que vendeu torres de telecomunicações para a SBA por R$ 1,17 bilhão. O negócio está previsto para ocorrer em dezembro de 2014. 

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.