Portos do Arco Norte elevam as exportações de grãos em 54%

No acumulado do ano passado, as vendas externas de milho e soja atingiram 20 milhões de toneladas

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Os portos do chamado Arco Norte – formado por Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA), Itaqui (MA) e Salvador (BA) – elevaram em 54% as exportações de soja e milho em 2015. No acumulado do ano passado, as vendas externas das commodities atingiram 20 milhões de toneladas.

Segundo Marcelo Cabral, diretor de Infraestrutura, Logística do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a participação do Arco Norte, que há cinco anos escoava 8% do total soja e milho destinado ao mercado internacional, já alcança 20% dos embarques totais do país.

Cabral, ressalta, ainda a proximidade das áreas de produção do Centro-Oeste com os portos do Norte e Nordeste reduz distâncias, com impacto positivo da ordem de US$ 50/tonelada no custo logístico. “Além disso, contribui para aliviar a pressão nos terminais de embarque do Sul e Sudeste.”

Continua depois da publicidade

Santos e Paranaguá

As vendas externas de soja e milho atingiram volume próximo a 100 milhões de toneladas em 2015.

Os embarques pelo porto de Santos – maior complexo portuário do Brasil – saíram de 27 milhões, em 2014, para 30 milhões de toneladas desses grãos em 2015. Paranaguá, no Paraná, teve crescimento mais discreto, de 17 milhões para 18 milhões de toneladas desses dois grãos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.