Petróleo recua diante da elevação do depósito compulsório na China

Decisão chinesa preocupa o mercado; além disso, dúvidas quanto ao pacote de ajuda a Irlanda permanecem

Publicidade

SÃO PAULO – Os contratos futuros de petróleo fecharam esta sexta-feira (19) em queda, com o mercado ainda cauteloso em relação ao pacote de ajuda à Irlanda por parte dos países da Zona do euro e à China, que elevou novamente o depósito compulsório dos bancos em uma tentativa de conter a inflação.

A Irlanda parece ser uma incógnita para o mercado, pois apesar de o país ter sinalizado que aceitará a criação de um “fundo de contingência” pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e pela União Europeia, com o objetivo de resgatar os bancos nacionais, as dúvidas sobre como será o pacote, em termos de tamanho e formato, ainda permanecem e preocupam.

Cotações
A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 84,34, baixa de 0,83% em relação ao último fechamento. Já o contrato negociado no mercado de Nova York fechou cotado a US$ 81,51 por barril, configurando uma baixa de 0,42% frente ao fechamento anterior.

Continua depois da publicidade

China preocupa
O Banco Central da China decidiu elevar o depósito compulsório dos bancos pela segunda vez em duas semanas,  em 0,5 ponto percentual a partir do dia 29 do corrente mês, intensificando a batalha contra a alta dos preços antes que a inflação tenha chance de disparar. A preocupação da autoridade monetária chinesa é que a inflação atinja o pico máximo dos últimos 25 meses.

Essa é a quinta mudança anunciada neste ano, levando a taxa do depósito compulsório a 18,5%, máxima recorde. Ainda de acordo com o Banco Central, a medida tem o objetivo de fortalecer o gerenciamento da liquidez, controlando assim a emissão de capital e crédito.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.