Publicidade
SÃO PAULO – Para o analista James Zhang, do Standard Bank, os preços do petróleo podem passar por uma breve correção no curto prazo, mas sua tendência é de alta no longo prazo, embora o ano esteja para ver uma maior volatilidade no mercado.
Zhang lembra que os atuais preços estão pertos daqueles imediatamente após o início dos conflitos na Líbia, ainda não resolvidos, e que precificaram a queda nos riscos de contágio para outras economias exportadoras de petróleo do Oriente Médio e norte da África.
Curto prazo
No curto prazo os estoques da commodity caíram graças a anulação da produção do país governado pelo ditador Muammar Ghaddaffi, mas ainda estão em patamares acima da média dos últimos cinco anos. Além disso, Zhang ressalta que os estoques de produtos derivados do petróleo também tiveram queda, especialmente por conta das perdas resultadas da menor capacidade de refinarias no Japão.
Continua depois da publicidade
Essa perda de capacidade japonesa é fruto do terremoto de 11 de março, que também atrapalhou a cadeia de oferta de produtos mundiais, embora esses efeitos sejam transitórios, com o analista esperando uma recuperação em breve.
Zhang também ressalta que a produção da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) não supriu o buraco causado pela interrupção da produção Líbia, embora o discurso da Arábia Saudita tenha sido de aumentar sua produção e a IEA (Agência Internacional de Energia).
Esse aumento de produção, ressalta o analista, colaboraria para aliviar o mercado.
Continua depois da publicidade
Médio prazo
Já no médio prazo, Zhang espera um aperto no mercado de óleo, uma vez que a Líbia necessitará de tempo para se recuperar, além de que os ataques militares criaram dano nos campos de petróleo e na infraestrutura local. Além disso, a demanda está crescendo, embora com menos celeridade.
Com isso, Zhang acredita que o mercado deverá sofrer altas, com a diminuição da capacidade ociosa e demanda crescente.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.