Petrobras anuncia projeto de liquefação de gás natural no pré-sal da Bacia de Santos

Estatal formaliza joint venture com BG Group para o projeto, que visa escoar o gás natural produzido na região

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em comunicado enviado nesta terça-feira (17), a Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou a constituição de uma joint venture com a BG Group para a exploração do gás natural localizado na região do pré-sal. As empresas também se comprometeram, de acordo com o termo assinado, a construírem uma unidade de liquefação de gás natural.

A planta deverá ser localizada no pólo produtivo do pré-sal da Bacia de Santos, a 300 km da costa. Segundo a estatal, a unidade “é uma das soluções tecnológicas de transporte para escoar o gás natural produzido” na região.

Com capacidade de produção de até 14 milhões de metros cúbicos por dia, a plataforma também cuidará do armazenamento e da transferência dos produtos processados para os navios metaneiros.

Continua depois da publicidade

Escoamento

Contudo, apesar do anúncio da construção da usina, a Petrobras afirmou que irá decidir a melhor opção para o escoamento do produto apenas em 2011.

“A liquefação de gás natural ocorre tradicionalmente em unidades instaladas em terra. Devido à distância entre a costa e as áreas em que estão localizados os blocos do pólo pré-sal da Bacia de Santos, a Petrobras decidiu avaliar a instalação de uma unidade de GNLE para escoamento da produção de gás natural nessas áreas”, explicou a empresa.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.