Noruega pretende banir frota de carros movidos à gasolina até 2025

Brasil poderia adotar frota de etanol de cana, que traria impactos sustentáveis relevantes

Datagro

Bomba de combustível (Foto: Bloomberg)
Bomba de combustível (Foto: Bloomberg)

Publicidade

SÃO PAULO – O parlamento norueguês estuda uma medida para banir todos os veículos movidos à gasolina das ruas até 2025. Segundo informações do site Via Electrek, o projeto também pretende impedir a venda dos carros que utilizam o combustível fóssil. A ideia é que apenas “carros não poluentes” circulem no país. Atualmente, 24% da frota norueguesa já é composta por veículos elétricos.

A Noruega pretende ainda investir mais de US$ 3 bilhões (R$ 10 bilhões) em fontes eólicas até 2020. É importante ressaltar que 99% da energia utilizada no país é gerada por meio de hidrelétricas. 

O presidente da consultoria DATAGRO, Plinio Nastari, considera válida a proibição dos carros movidos à gasolina. Entretanto, ele pondera que o uso do etanol seria uma forma mais eficiente para construir uma “frota sustentável”.

Continua depois da publicidade

“O Brasil tem um tesouro instalado e funcionando com o seu enorme programa de produção de etanol, biodiesel e eletricidade de biomassa, enquanto muitos ainda se iludem por exemplo com carros elétricos movidos a eletricidade de base fóssil”.

Segundo cálculos da DATAGRO, entre 1975 e 2015 o etanol de cana evitou a emissão de 850 milhões de toneladas de CO2 equivalente. A cada ano, a emissão evitada com etanol é de 50 milhoes de tons de CO2 eq., com o biodiesel o número chega a 9 milhões de tons de CO2 eq.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.