Ministro defende dedução de impostos para quem investir em TV Digital

Hélio Costa (Comunicações) afirma que incentivo será dado para que empresas comprem equipamentos para transmissão

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas que investirem na implantação do novo Sistema Brasileiro de TV Digital poderão receber incentivos fiscais. A idéia foi defendida pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, na última quarta-feira (09).

O incentivo será feito para que as empresas interessadas comprem equipamentos relacionados ao novo sistema, principalmente aqueles que não são fabricados em território nacional.

Negociações

Costa disse que os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) já negociam a criação destes incentivos. “Mas até o momento o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não deu nenhuma posição definitiva sobre o assunto”, disse o ministro.

Continua depois da publicidade

Para ele, a redução dos impostos deve ser feita no início da implantação da TV digital no Brasil. “Faço uma proposta a essas empresas, que produzem os transmissores de alta potência: se elas quiserem vir para o Brasil, vamos oferecer um sistema de isenção por algum tempo, para que elas comecem produzindo e depois passem a pagar impostos”, declarou Costa.

Transmissão

De acordo com o ministro, para que seja feita a emissão da programação com o sistema, em todo o Brasil, serão necessário 20 mil transmissores. “Já produzimos os transmissores de baixa potência, mas os transmissores de alta potência precisarão ser importados”, afirmou Costa.

Segundo o ministro, a empresa japonesa NEC se mostrou interessada na produção destes transmissores necessários para veiculação dos sinais digitais no Brasil. Entretanto a empresa o faria em parceria com alguma companhia nacional.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.