Minas e Energia prevê desativação de termelétricas, que geram energia mais cara

Procedimento deve ocorrer em fevereiro. Chances de um aumento mais acentuado da conta de luz diminuem

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A freqüente incidência de chuva verificada neste mês permite que, em fevereiro, ao menos parte das usinas termelétricas seja desativada. A informação foi dada na última quarta-feira (30) pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. “Nunca trabalhamos com hipótese de apagão“, adicionou, referindo-se ao período de racionamento de energia ocorrido em 2001.

A chuva atingiu 292 milímetros na Bacia do Rio São Francisco, enquanto a média histórica do período é de 282 milímetros. Na Bacia do Rio Grande, a precipitação foi de 301 milímetros contra a média de 267. No Rio Paranaíba, o volume de chuvas subiu de 282 milímetros para 297 milímetros. Nas regiões das Bacias do Rio Tietê e Iguaçu, também houve precipitações acima da média.

Segurança

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp, informou que será definido um nível de meta para os reservatórios ao final de cada ano, o que pode demandar a permanência de algumas térmicas em funcionamento.

Continua depois da publicidade

“A idéia é ter nível suficiente para enfrentar uma eventual escassez no ano seguinte. Quanto mais segurança a gente quiser, temos a possibilidade de gerar térmica”, disse à Agência Brasil.

Os últimos dados do ONS indicam que os reservatórios das Regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste seguem em ritmo de recuperação de volume útil, com respectivamente, 49,32% e 29,28%.

Impacto no preço

As térmicas são ativadas quando as hidrelétricas não dão conta de produzir o total de energia demandada. Ocorre que a operação daquelas usinas é mais cara do que estas, cerca de três vezes o valor do megawatt, dependendo do leilão.

Continua depois da publicidade

Isso resulta em maior possibilidade de repasse do custo majorado aos consumidores finais, na data do reajuste anual determinado por cada concessionária. Em havendo desativação das usinas termelétricas e geração de eletricidade pelas hidrelétricas, as chances de um encarecimento mais acentuado da conta de luz diminuem.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.