Merkel pede a fundo soberano chinês que compre bônus de Itália e Espanha

Entretanto, presidente do CIC, Lou Jiwei, afirma que é preciso mais reformas nos países antes do gigante asiático investir neles

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu em sua recente visita à China que o fundo soberano CIC (China Investment Corp.) e outros investidores comprassem títulos públicos da Itália e da Espanha, de acordo com informações publicadas por agências internacionais nesta segunda-feira (13).

Entretanto, o presidente do CIC, Lou Jiwei, afirmou que é preciso mais reformas naqueles países antes de o gigante asiático investir neles. Ele destacou que uma recessão na União Europeia é inevitável, já que a crise de dívida continua se espalhando, e que a economia mundial enfrenta grandes riscos.

Por outro lado, o CIC enxerga oportunidades em projetos de infraestrutura e na indústria real. Lou disse ainda que a China atingiu um pouso suave em sua economia, mas ainda enfrenta riscos como a alta inflação.

Continua depois da publicidade

O CIC não investe em grandes montantes de dívida soberana. O fundo foi criado em 2007 com US$ 200 bilhões em reservas internacionais para ajudar a China a diversificar sua carteira investindo em ações e outros ativos estrangeiros.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.