Mercado Livre (MELI34): após evento, analistas reiteram expectativas positivas para segundo semestre

Ainda que visão seja de cautela para o varejo, analistas saíram otimistas do evento Mercado Livre Experience

Camille Bocanegra

Boeing 737-800 da Gol adaptado para entregas do Mercado Livre (Foto: Divulgação)

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O Mercado Livre (MELI34) promoveu, na semana passada, seu maior evento da América Latina, o Mercado Livre Experience. No evento, que contou com mais de 14 mil participantes, a companhia apresentou novidades para o mercado, como novo programa de fidelidade, avanço de logística e as expectativas de crescimento para o segundo semestre.

A visão da XP é que o período deverá ser positivo para a queridinha do e-commerce, mesmo considerando que o segmento em geral ainda faz jus a visão mais cautelosa pelo cenário macro.

“Nossa leitura para as empresas de e-commerce sob nossa cobertura é que o ambiente competitivo permanece desafiador, com o Mercado Livre possivelmente reportando crescimento acima dos concorrentes no curto prazo”, apontam analistas de Varejo da XP em relatório.

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Novas ofertas anunciadas

Entre os anúncios, está o novo programa de fidelidade, MELI+, disponível para clientes frequentes ou a partir R$ 17,99 por mês. De acordo com relatório do Citi, a iniciativa se assemelha ao “Amazon Prime”, programa de fidelidade presente na concorrente Amazon, que pelo mesmo valor mensal oferece frete grátis para compras acima R$ 29,00 e desconto em serviçso de streaming.

Outro ponto destacado no evento é o crescimento da fintech Pago, que visa oferecer melhores ofertas de crédito para usuários e vendedores da plataforma. Há foco, também, na ampliação de oportunidades para sellers (como são chamados os vendedores da plataforma), através de programa de afiliados lançado.

Na iniciativa, é possível que os vendedores estabeleçam parceiras com influenciadores, com taxa de comissão de 16%. Os sellers também terão à sua disposição a possibilidade de criação de cupons próprios.

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“Na frente de pagamentos, a empresa está claramente investindo em uma equipe de vendas dedicada a atrair pequenas e médias empresas (PMEs) que não estão na plataforma – lembre-se de que a empresa tem sido mais enfática em operar com PMEs de maior porte e diversificar fora das micro-empresas”, explica o Citi, que recomenda compra para MELI34.

A XP também destacou o anúncio do Clips, uma nova ferramenta que visa aumento de visitas em anúncios em até 5 vezes através do uso de vídeos.

Logística e anúncios em expansão

Na frente de logística, um dos diferenciais da empresa, o Mercado Livre comunicou a abertura de novos centros de distribuição (CDs), no Rio de Janeiro e em Recife. A iniciativa permitirá que sejam realizadas entregas no mesmo dia para as cidades, como já ocorre em São Paulo, por exemplo.

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A companhia também anunciou a compra de mais uma aeronave para sua frota de entregas, composta atualmente por 8 aviões. Haverá também um novo sistema de controle de estoque para os vendedores que utilizam a categoria “FULL”.

Outro ponto incentivado pela companhia para os sellers é o uso das ferramentas de anúncios do Mercado Livre, considerando que, de acordo com a empresa, houve aumento de 26% nas vendas daqueles que utilizaram os “Product Ads” .

A empresa apresentou o novo serviço de “Ads Advsory”, destacado pelo Citi como “principal novidade deste ano, entre os novos serviços”. O programa, que custará R$ 100 reais mensais, oferecerá sessões quinzenais para os vendedores com especialistas da MELI em Product Ads, por um período de 6 meses.

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O Mercado Livre teve valorização de 55,62% nos últimos 12 meses, com alta mais forte em 2023. Só no ano, o papel subiu 51,42% e fechou agosto com alta de 1,77%.

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