Mercado aguarda repasse de ajuda à Grécia e ata do Copom durante a semana

Analistas dizem que ainda há risco de novos investidores pedirem remuneração pelo CDS por causa da reestruturação grega

Renato Rostás

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de o programa de reestruturação da dívida grega ter chegado ao fim, com 95,7% dos bônus participando, a semana entre 12 e 16 de março tem, entre os principais destaques, o repasse do segundo pacote de auxílio ao país, de € 130 bilhões.

Nesta segunda-feira (12), os ministros de Finanças da Zona do Euro se reúnem para discutir o assunto. A expectativa do mercado é positiva, mas, de acordo com uma análise da Tendências Consultorias, ainda há o risco de os CDS (Credit Default Swaps) serem acionados por outros investidores.

No fim da semana passada, os credores privados que foram incluídos no PSI (Envolvimento do Setor Privado, na sigla em inglês) pediram o pagamento do seguro contra calote da Grécia, e foram atendidos. São mais de US$ 3,2 bilhões que esses detentores de papéis da dívida vão receber.

Continua depois da publicidade

Ata do Copom
Mas o foco no Brasil fica mesmo por conta da ata do Copom (Comitê de Política Monetária), na quinta-feira (15). A reunião da última quarta-feira (7) reduziu a taxa básica de juro em 0,75 ponto percentual, acelerando o ciclo de alívio monetário. Anteriormente, as reduções haviam sido de 0,5 p.p.

O mercado quer saber o que esperar dos próximos encontros. O Banco Central deve sinalizar no documento suas perspectivas para a inflação e o crescimento, estimativas essas que teriam de justificar a baixa mais acentuada da Selic. Depois da queda, diversos bancos mudaram suas projeções para os juros neste ano, para 8,5%.

A curva dos contratos futuros de DI (depósitos interbancários), por sua vez, não demonstra uma unanimidade. Miriam Tavares, diretora de câmbio da AGK Corretora, lembra que, para abril, a expectativa ainda não está definida entre 0,50 pontos percentuais e 0,75 pontos pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

Agenda para semana
Além da ata, também são aguardados por aqui o Fluxo Cambial da semana, que é revelado pelo BC na quarta-feira (14), e a Pesquisa Industrial Mensal de janeiro, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na terça-feira (13).

Já nos Estados Unidos, os investidores ficam de olho nas vendas do varejo para o segundo mês de 2012, indicador que será conhecido na terça. Também estão no radar os índices de atividade Empire State e do Federal Reserve da Filadélfia, ambos na quinta.

Por fim, os europeus vão conhecer os índices ZEW de expectativa para a economia, durante a semana. Miriam Tavares acredita que eles devam apresentar ligeira melhora, já que o cenário na região se encontra menos tenso.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.