Membros do BID elegem pela segunda vez Luis Moreno como presidente

Colombiano ficará no poder por mais cinco anos; votação aconteceu em sessão extraordinária realizada nos EUA

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – O conselho de administração do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) votou nesta terça-feira (6) a favor da reeleição do atual presidente do órgão, Luis Alberto Moreno, que deverá ficar por mais cinco anos no cargo.

A votação ocorreu em uma sessão extraordinária, em Washington, capital dos Estados Unidos e sede do órgão, que contou com a presença de representantes de todos os países membros do bloco. 

Moreno é ex-embaixador colombiano nos EUA e havia sido eleito pela primeira vez à presidência da instituição em 2005. O novo mandato do executivo começará em 1 de outubro deste ano. Cabe mencionar que Moreno é apenas o quarto presidente da instituição, tendo sido precedido pelo chileno Felipe Herrera, pelo mexicano Antonio Ortiz Mena e pelo uruguaio Enrique V. Iglesias.

Continua depois da publicidade

“Para ser eleito presidente, o candidato deve receber a maioria das indicações dos países membros do BID com direito a voto, assim como a maioria absoluta de votos dos governadores nos 28 membros regionais”, explicou o BID em nota. Cabe mencionar que, ao todo, são 48 países membros da instituição. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.