Publicidade
São Paulo – O economista e ex-comissário europeu italiano Mario Monti foi oficialmente encarregado de formar governo pelo presidente da República de Itália, Giorgio Napolitano. A informação foi confirmada pela Presidência italiana no fim da tarde de domingo (13), horário local.
A nomeação foi feita no final de um longo dia de consultas do presidente para assegurar consenso e uma maioria parlamentar a um governo liderado por Monti. Segundo a Constituição italiana, a nomeação deve ser aprovada no prazo de dez dias pelas duas câmaras do parlamento.
“O contexto econômico europeu e global é problemático, precisamos agir com urgência”, disse Monti apontando ainda que para conter a crise da dívida que assola a região, a Itália precisa ser um elemento de força e não de fraqueza na União Europeia (UE).
Continua depois da publicidade
Porém, antes que qualquer medida seja implantada no sentido de corrigir as finanças públicas da Itália, Monti precisa escoher um gabinete e sua nova administração precisa garantir maioria parlamentar. O economista recebe apoio da oposição de centro-direita e de membros do partido conservado, do atual primeiro-ministro, Silvio Berlusconi.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.