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A Marcopolo (POMO4) registrou aumento de 246,2% (ou 3,46 vezes) no lucro líquido no terceiro trimestre de 2023 em relação a igual período do ano passado, saindo de R$ 46,7 milhões para R$ 161,7 milhões.
De acordo com a empresa, o resultado foi afetado positivamente pelo melhor ambiente de mercado, com evolução do mix de vendas com o acréscimo de volumes de produtos de maior valor agregado, especialmente no segmento rodoviário, bem como pela recuperação de resultados das operações controladas localizadas no exterior.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 208,6 milhões, alta anual de 130,5%. Isso levou a uma elevação da margem Ebitda de 6,9 p.p. (pontos percentuais), para 12,9%.
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Já o retorno sobre capital investido (ROIC) atingiu 14,4% no período, um aumento de 11,5 p.p. na base anual.
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O lucro bruto atingiu R$ 371,5 milhões, com margem bruta de 23,0%.
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As despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 71,5 milhões no 3T23, ou 4,4% da receita líquida, enquanto no 3T22 essas despesas somaram R$ 62,0 milhões, 4,1% da receita líquida.
O resultado financeiro líquido do 3T23 foi negativo em R$ 15,0 milhões, ante um resultado negativo de R$ 20,1 milhões registrados no 3T22.
Produção da Marcopolo (POMO3)
A produção consolidada da Marcopolo foi de 3.000 unidades no 3T23. No Brasil, a produção atingiu 2.397 unidades, 32,7% inferior à do 3T22, enquanto no exterior a produção foi de 603 unidades, 16,4% superior às unidades produzidas no mesmo período do ano anterior.
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Segundo relatório, produção do 3T23 foi afetada pela transição da motorização Euro 5 para tecnologia Euro 6 (Proconve 7), pelo menor volume de unidades exportadas, bem como pelo término das entregas direcionadas ao programa federal Caminho da Escola (1.221 unidades no 3T22 versus 67 unidades no 3T23).
A receita líquida somou R$ 1,614 bilhão no 3T23, incremento de 6,5% ante o 3T22, refletindo o incremento de volumes de rodoviários vendidos, tanto no Brasil como no exterior, especialmente com o crescimento das vendas dos modelos G8, bem como um melhor mix de vendas no Brasil, com maior exposição a ônibus rodoviários de maior valor agregado.
Dívida e Investimentos
Em 30 de setembro de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 961,9 milhões, com uma alavancagem financeira, medida pela dívida líquida/Ebitda, de 0,4 vez em setembro de 2023.
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A Marcopolo investiu R$ 35,6 milhões entre os meses de julho e setembro, um incremento de 27,1% em relação ao montante investido no mesmo período do ano passado.
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