Mantega anuncia redução da taxa de juro de longo prazo para 5,5% ao ano

TJLP, que era de 6% ao ano, é o principal parâmetro para linhas de financiamento voltadas às pessoas jurídicas

Ana Carolina Cortez

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (27) a redução da TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo) de 6% para 5,5% ao ano. A medida faz parte da ampliação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – ação que visa a estimular os investimentos produtivos no país.

Até então, o governo estava apostando na redução da Selic, taxa básica de juros, para favorecer o crédito, mas a TJLP é o principal parâmetro para linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Isso vai baratear o custo dos investimentos do setor produtivo”, declarou Mantega.  

Vale destacar que, mesmo com os sucessivos cortes da Selic, que já acumulam mais de quatro pontos percentuais em quase um ano, a concessão de crédito privado para pessoas jurídicas não tem acompanhado o barateamento da taxa.

Continua depois da publicidade

Para o ministro, a desaceleração da inflação permite que a Selic continue recuando no futuro. “Estamos em níveis muito menores do que no ano passado. Há condições favoráveis para estímulos”, declarou.

Vilão do crescimento
A desaceleração dos investimentos produtivos tem sido o principal fator de pressão do PIB (Produto Interno Bruto). A economia brasileira cresceu apenas 0,8% no primeiro trimestre frente ao mesmo período de 2011. Contudo, segundo cálculos da LCA Consultores, o aumento poderia ter sido muito maior.

Segundo a consultoria, quando excluímos a chamada FBKF (Formação Bruta de Capital Fixo) da conta do PIB, a expansão econômica passa de 0,8% para 3,3% no período. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.