JP Morgan realiza primeira transação de empréstimos mobiliários no Brasil

Os títulos são emprestados a curto prazo e a operação leva em consideração os prazos de vencimento e o tipo de garantia

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – O JP Morgan realizou a primeira transação de valores mobiliários no mercado brasileiro para operações de securitização – prática financeira usada para converter uma carteira de ativos em títulos mobiliários negociáveis no mercado financeiro – de um banco estrangeiro no Brasil.

A instituição comentou, por meio da assessoria de imprensa, que essa primeira operação foi realizada em Nova York e que “trata-se de uma porta que se abre para novas transações”. O banco contou com a parceria do HSBC para realizar a transação no Brasil.

Prazos de vencimento
Os títulos são emprestados a curto prazo e a operação leva em consideração os prazos de vencimento e o tipo de garantia – se são feitas em dinheiro ou em títulos. O valor será investido em um fundo diversificado e de renda fixa, a fim de gerar um spread acima da taxa de desconto.

Continua depois da publicidade

De acordo com a assessoria de imprensa, a operação já é realizada pelo banco e agora o cliente poderá fazê-la “usando” a instituição como agente na conversão dessa carteira de ativos em uma operação de securitização.

Mercados emergentes
O JP foi também é a primeira instituição a realizar esse acordo na Coreia, e é considerado um dos maiores agentes de crédito em muitos mercados emergentes, inclusive Taiwan. O banco atua na América Latina há mais de 100 anos. Para o head global da instituição, Judy Polzer, estar no mercado brasileiro é mais um reforço para estar presente como agente de crédito em mercados emergentes.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.