Irani (RANI3): Citi inicia cobertura para ações com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 14

Tendências estruturais continuarão a favorecer o desempenho superior do setor em relação à economia doméstica no médio prazo, como o avanço do e-commerce

Felipe Moreira

Publicidade

O Citi iniciou a cobertura da empresa Irani (RANI3), terceira maior produtora de papel e embalagens no Brasil, com uma classificação de compra e um preço-alvo de R$ 14 por ação, ou um potencial de valorização de 24% em relação ao fechamento de sexta-feira (1).

Analistas acreditam que as tendências estruturais continuarão a favorecer o desempenho superior do setor em relação à economia doméstica no médio prazo. Isso com o crescimento do comércio eletrônico e o aumento da conscientização sobre sustentabilidade (plástico para fibras), além do baixo consumo per capita e dos mercados fragmentados, que devem seguir dando apoio ao crescimento da demanda no Brasil no médio e longo prazo.

Apesar do recente desempenho positivo, eles enxergam um potencial de valorização adicional para ação da companhia, uma vez que sua avaliação ainda é atrativa e os resultados de sua Plataforma Gaia começam a aparecer nos próximos anos – o que ainda não está totalmente refletido nos preços.

Continua depois da publicidade

A plataforma está dividida em dez frentes, das quais as mais relevantes já foram concluídas fisicamente e estão começando a ser implementadas.

O time de análise do Citi ainda aponta a Irani bem posicionada no mercado doméstico devido à sua produção integrada de papel de fibra longa e papel reciclado para papel kraft, além de sua conversão para embalagens de papelão ondulado. O papel para embalagens representa 36% das receitas, as embalagens de papelão ondulado 57%, enquanto o restante vem de seu negócio de resinas.

“A empresa possui uma base diversificada de clientes em ambos os segmentos, com um foco de nicho no primeiro – como sendo o principal fornecedor de papel da Bagkraft para embalagens de entrega e tendo uma maior exposição ao segmento de alimentos (77% contra 64% em média) no segundo, o que proporciona resiliência de volumes em ciclos econômicos adversos”, explica o banco.

Continua depois da publicidade

Com relação a avaliação, o Citi explica que o preço por ação é baseado em uma combinação de Fluxo de Caixa Descontado (DCF) e múltiplo alvo. O fluxo de caixa descontado considera uma taxa de desconto de 12%, enquanto utiliza um múltiplo de Valor da Firma (EV)/Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) estimado para o próximo ano de 8,0 vezes. A ação da Irani está atualmente sendo negociada a 6,9 vezes EV/Ebitda estimado para o próximo ano e a 6,4 vezes para 2024.

No aspecto ESG, a empresa possui um forte apelo por ser carbono negativo em sua base florestal (45% dedicados à preservação), enquanto cerca de 75% de suas entradas de fibra provêm de materiais reciclados (OCC). A Irani será 100% autossuficiente em energia renovável quando a última fase da Gaia for concluída até 2025, e a geração de energia aumentará no próximo ano, à medida que a Gaia I for implementada.

No entanto, o mercado de embalagens de papelão ondulado no Brasil tem sido desafiador recentemente, após um boom pós-pandemia de cerca de 7% ao longo de dois anos. Os volumes diminuíram 1,7% no ano passado e estão ligeiramente acima, mas abaixo do PIB, com um aumento de 1,2% até o momento este ano.

Continua depois da publicidade

Com isso, o Citi espera um segundo semestre de 2023 ainda desafiador, mas uma perspectiva mais positiva para o próximo ano, devido à atividade doméstica e ao emprego mais elevados do que o esperado, além de melhorias nos mercados internacionais de embalagens. Do outro lado, a Irani conseguiu manter margens nos últimos trimestres, apesar do ambiente mais difícil para as receitas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.