Publicidade
SÃO PAULO – Apesar do número cada vez maior de congestionamentos nas grandes cidades brasileiras, ainda existe uma série de subsídios do Governo que influenciam o aumento do número de veículos de passeio em circulação no País.
De acordo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), um exemplo disso é a não-cobrança de estacionamento em vias públicas. Segundo cálculos efetuados pelos economistas da entidade, os brasileiros deixam de pagar R$ 7 bilhões por ano de estacionamento em vias públicas, levando em consideração as vias de cidades com mais de 60 mil habitantes onde não é cobrado nenhum valor pelo estacionamento.
IPVA e licenciamento
Além disso, o Ipea também considera o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do licenciamento baixos. Segundo o instituto, considerando o valor médio pago pelo IPVA (R$ 400) e pelo licenciamento (R$ 50) em São Paulo, o valor total anual pago por veículo é de R$ 450.
Continua depois da publicidade
“Este valor corresponde a R$ 1,20 por dia por veículo. Como apenas a metade deste valor vai para o governo municipal, cada proprietário está pagando apenas R$ 0,60 por dia para utilizar as vias urbanas”, diz o estudo do Ipea.
Transporte coletivo
O Ipea aponta que o transporte público também recebe alguns subsídios, especialmente na aquisição de ônibus e na operação de ferrovias.
Entretanto, o subsídio governamental que abatia o vale-transporte do imposto de renda pago pelo empregador, não pode mais ser realizado “tendo-se transformado apenas em um pagamento extra por parte do empregador”, afirma o Ipea.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.