Investidores devem mostrar cautela nas negociações desta terça-feira

Com noticiário voltado à Europa, PMI na Zona do Euro supera expectativas, mas receios com dívida grega pressionam a sessão

Graziele Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – Após apontar um dia de otimismo na véspera, impulsionado pela valorização das ações da Petrobras (PETR3, PETR4), os investidores devem mostrar mais cautela nesta terça-feira (24). “O foco principal dos mercados é o noticiário na Europa”, escreve em relatório a diretora da AGK Corretora, Miriam Tavares.

Nesse contexto, alguns dados revelam ao mercado interpretações mistas. O analista do Danske Research destaca a divulgação do PMI (Índice dos Gerentes de Compras) alemão, francês e da Zona do Euro como forte influenciador do mercado nesta terça-feira (24).

“Os dados PMI podem sinalizar para uma recessão relativamente curta na Zona Euro. Isso só deve sustentar o sentimento positivo nos investidores, que em grande medida, baseia-se na normalização dos preços de mercado, após os momentos de dificuldades, que ocorreram em 2011 e atingiu seu pico em dezembro”, explica o analista do Danske Bank, Arne Lohmann Rasmussen.

Continua depois da publicidade

E os números não decepcionaram. O PMI composto da Zona do Euro subiu de 48,3 em dezembro para 50,4 em janeiro, acima da expectativa do mercado. Por sua vez, o PMI composto preliminar da Alemanha subiu de 51,3 em dezembro para 54,0 em janeiro, a maior alta em sete meses. Na França, o mesmo indicador subiu de 50,0 em dezembro para 50,9 em janeiro.

Contudo, a Hungria também cahama atenção nesta terça-feira. Os ministros das Finanças da União Europeia reúnem-se nesta terça-feira em Bruxelas, de modo a tratar sobre o déficit excessivo do país.

Os ministros poderão validar uma recomendação da Comissão Europeia no sentido de se aprofundarem as medidas que ajudem a colocar as contas públicas em ordem, o que poderá vir a traduzir-se em uma inédita aplicação de sanções.

Continua depois da publicidade

Grécia falha
Por fim, também segue no radar dos investidores o possível fracasso nas negociações para reestruturação da dívida da Grécia. Declarações de oficiais que participaram da reunião dos ministros das Finanças da Zona do Euro à imprensa internacional dão conta que estes teriam rejeitado na segunda-feira (23) uma oferta feita pelos credores privados para ajudar a reestruturar a dívida grega.

O impasse estaria no rendimento pago, uma vez que os credores privados exigem cupons de, no mínimo, 4%, enquanto os ministros pedem algo em torno de 3,5%. Entretanto, o ministro de finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, classificou o encontro como “construtivo” e afirmou possuir o aval da Zona do Euro para concluir as negociações nos próximos dias. “Diante deste contexto, os mercados iniciam o dia mais cautelosos”, avalia Miriam.

Em meio a esse cenário, nesta manhã, as principais bolsas europeias registram queda, com destaques para as de Frankfurt (-1,05%), Londres (-0,78%) e Paris (-1,02%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.